Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

PRÊMIO UNIMED 2012: Saúde em primeiro lugar

A Unimed Paraná promove a quarta edição do Prêmio Unimed de Jornalismo com o objetivo de incentivar a discussão sobre saúde e valorizar profissionais e estudantes de jornalismo que tratem da temática. A iniciativa é fruto de parceria da Unimed com a Organização das Cooperativas do Paraná – Ocepar e com o Sindicato dos Jornalistas do Paraná – Sindijor PR.

04/05/2012 - 14:16


Neste ano, a saúde continua sendo o tema central do Prêmio e o subtema, na categoria especial, é “O Ano Internacional do Cooperativismo - Contribuições das Cooperativas Médicas para a Saúde da População”. As inscrições vão até o dia 20 de outubro. Poderão concorrer matérias jornalísticas publicadas entre 10 de novembro de 2011 e 20 de outubro de 2012. Serão distribuídos mais de R$ 35 mil em prêmios. O regulamento está disponível site www.unimed.com.br/premiounimeddejornalimsopr.
“A única mudança em relação à edição anterior é que nós voltamos a exigir que a participação seja apenas de matérias e reportagens publicadas aqui no estado do Paraná. O objetivo é valorizar ainda mais a mídia paranaense e buscar maior interação”, esclarece o diretor de Mercado da Unimed PR, Faustino Garcia Alferez.

Evolução
Na avaliação da Federação, o Prêmio vem atingindo o seu objetivo e trouxe uma série de outros benefícios para a entidade e para a sociedade ao longo desses anos em que vem sendo realizado. De acordo com o diretor-presidente da Unimed PR, o médico Orestes Barrozo Pullin, o assunto saúde tem sido evidenciado pela imprensa de uma forma bastante profissional. “Estamos tendo a possibilidade de discutir as questões de saúde de uma forma mais profunda. Com isso, acreditamos, as pessoas têm a possibilidade de conhecerem também questões que envolvem mais especificamente o segmento da saúde suplementar”, relata.
“Acreditamos que o Prêmio é um incentivo ao debate, colaborando para pontuar questões que precisam ser melhor dimensionadas por todos nós, beneficiários, governo, operadoras e demais atores responsáveis pelos rumos da saúde”, declara Alferez. Segundo ele, em poucos anos, já foi possível observar uma discussão bem mais ampla do tema, antes lembrado mais em momentos de crise e nas publicações direcionadas.  Para o diretor, esse resultado é fruto do estreitamento da relação da Unimed PR e, consequentemente, da área de saúde, com a mídia paranaense.
Nos dois primeiros anos, a diretoria da entidade escolheu temas voltados à gestão de saúde. No ano passado, a discussão foi ampliada para a saúde de modo geral, criando uma categoria especial visando pensar questões pontuais da área. Segundo Pullin, esse modelo mostrou-se mais acertado. “Durante esse período de realização do Prêmio, notamos uma evolução positiva em relação aos números e à qualidade das matérias inscritas. Só no ano passado, foram quase 90 matérias participantes”, comemora. Mas ele acredita que há espaço para continuar melhorando. “Aprofundar as questões passou a ser importante. Tudo o que a gente puder fazer para estimular a discussão sobre o assunto e possibilitar um maior entendimento da imprensa e da sociedade sobre as questões que envolvem a área, nós iremos fazer”, enfatiza.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29