Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Florir recebe R$ 25 mil para investimentos em educação ambiental

O projeto Florir Toledo ficou entre os três projetos paranaenses que irão receber um recurso de R$ 25 mil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), através da Fundação Universitária de Toledo (Funiversitária).

22/12/2010 - 15:02


Conforme a secretária de Assistência Social, Ires Damian Scuzziato, no Brasil foram escolhidos 72 projetos. “Tivemos vários parceiros para a elaboração do projeto escolhido pelo PNUD, o curso de Serviço Social da Unioeste tem um projeto de extensão no Florir e nos ajudou na elaboração do projeto: Ações Socioambientais e formação em Educação Ambiental e Sustentabilidade com Jovens do Projeto Florir Toledo. A Caixa Econômica Federal, através do IDR, foi a idealizadora para que o Florir concorresse”, afirma.

A assinatura para liberação dos recursos aconteceu na sede do Florir. O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, agradeceu todos os envolvidos para que o Florir recebesse o recurso financeiro. “No próximo ano vamos investir muito na qualidade de vida e profissionalização do jovem, através dos Centros da Juventude e dando continuidade a programas como o Florir. Sabemos que existe uma grande demanda de adolescentes interessados em participar deste e de outros programas oferecidos pela prefeitura, porém devido a restrições, como espaço físico, não podemos atender todos. Com a educação ambiental que vocês estão tendo, já conseguimos mudar o cenário ambiental do município, continuem exercendo a cidadania”, afirma.

Os objetivos do projeto são desenvolver ações socioambientais e de formação em educação ambiental e sustentabilidade na área dos direitos humanos. “Com o dinheiro do recurso iremos implantar uma estufa para o cultivo e manejo de mudas de flores, árvores frutíferas, implementação de oficinas e compra de materiais para jardinagem”, explica o coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos.

Para o diretor da Funiversitária, Nilceu Jacob Deitos, a Universidade está aproximando-se dos jovens desta maneira. “A escolha de programas de jovens que cursam o ensino médio para investir recursos é uma maneira de aproximá-los do ensino superior, incentivando-os a continuar com a busca do aprendizado quando eles finalizarem o ensino médio”, afirma.

No encerramento do ato, adolescentes pertencentes à orquestra de flauta do Florir apresentaram aos presentes a canção “Imagine”, de John Lennon. “Depois das aulas de instrumentos, os jovens ficaram mais interessados no programa. O índice de evasão diminuiu significativamente”, informou Oséias ao falar da aceitação desta iniciativa.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29