Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Festival de Poesias chega a 12ª edição e homenageia Helena Kolody

O Colégio Estadual Jardim Gisele, de Toledo, realizou na última semana, o já tradicional Festival de Poesias. O evento, que chega em 2012 a sua 12a edição, aconteceu no Teatro Municipal, espaço cedido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura de Toledo, e contou com a participação de pais, professores, comunidade escolar e apreciadores de literatura e poesia. O tema deste ano foi o centenário de nascimento de Helena Kolody.

07/05/2012 - 11:02


Aproximadamente 50 alunos e professores, declamaram poemas e haicais de autoria da poetisa paranaense. “Para o colégio esse evento é um motivo de muita alegria e satisfação, porque de maneira prática a gente vê o resultado, o envolvimento e o empenho dos alunos e professores”, comenta a diretora do Colégio Jardim Gisele, Iracema  Maria de Sá, “O festival envolve toda a escola, todas as disciplinas. A gente entende que é uma maneira lúdica e interdisciplinar de trabalhar o conhecimento”, completa.
Na preparação para o Festival, os alunos não apenas decoram os poemas dos autores selecionados, mas também estudam sua vida e obra. “Acho legal o Festival, porque a gente pesquisa sobre a vida dos poetas, e a Helena Kolody é paranaense, então eu acho que foi uma boa opção” , diz a aluna Pâmela Fernanda Beloto, do 9o ano. Ela declamou  um poema que fala sobre a juventude  “A professora indicou três poemas e eu escolhi o que achei mais legal, ele fala sobre os jovens, e isso é algo que eu estou vivendo”, afirmou.
Os alunos participantes competem com as melhores interpretações em duas categorias, a primeira envolvendo as turmas de 6o, 7o e 8o ano do Ensino Fundamental, e a segunda categoria envolvendo alunos do 9o ano e do Ensino Médio. Na banca de jurados estiveram professores de Língua Portuguesa e Arte, e membros da Academia de Letras de Toledo, que selecionaram as melhores interpretações.
Camila Dal Ponte Raupt estuda no 6oano, adora ler e participou pela primeira vez do Festival, “Eu estou muito nervosa, dá um frio na barriga”, confessa. Já Fernanda Andressa Albertoni, aluna do 9o ano, já participou de outras edições do festival, mas diz que não é fácil encarar o público, “Gosto bastante de ler, pra mim é até fácil declamar as poesias, difícil é falar na frente de todo mundo”, opina. Mesmo assim, Fernanda mostrou segurança e se vestiu de idosa para interpretar a própria Helena Kolody no palco.
Além das declamações que competiram no Festival, o Colégio organizou uma homenagem às mães, incluindo novas declamações, uma de autoria própria de aluno e outra em espanhol, e apresentações musicais de professores e convidados.

Helena Kolody
A poetisa Helena Kolody nasceu em Cruz Machado em 12 de outubro de 1912. Filha de ucranianos, escreveu aos doze anos seus primeiros versos, tendo o primeiro poema publicado aos dezesseis. Aos 20 anos, Helena iniciou a carreira de professora do Ensino Médio e inspetora de escola pública. Foi uma das poetisas mais importantes do Paraná, tendo
como traço marcante a escrita do haicai, que é uma forma poética de origem japonesa, cuja característica é a concisão, ou seja, a arte de dizer o máximo com o mínimo.
Neste ano, a Secretaria de Estado da Educação lançou as comemorações do Centenário de Nascimento de Helena Kolody. Assim, escolas e colégios em todo o Paraná estão desenvolvendo uma série de ações, que não apenas homenageiam, mas também tornam conhecida a vida e a obra desta importante escritora paranaense.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29