1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Mutirão de vacinação contra gripe imuniza mais de 2,5 mil pessoas

Em Toledo, a campanha de vacinação contra gripe está sendo realizada em todas as Unidas Básicas de Saúde até o dia 25. Para dar início ao período de vacinação, no sábado foi realizado um mutirão, imunizando 2.577 pessoas em Toledo. A campanha é destinada a pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças de seis meses a dois anos, gestantes e profissionais de saúde que atuam em hospitais e unidades básicas de saúde.

07/05/2012 - 13:57


Segundo a enfermeira Carmem Garbin, do setor de Vigilância Epidemiológica de Toledo, neste primeiro dia a campanha não atingiu o esperado, imunizando 2.577, 15,11% do público alvo. “Mesmo organizando um dia especial para vacinação, o clima sendo favorável, esperávamos que mais pessoas se vacinassem”, explica Carmem. “Até o final da campanha, que vai até o dia 25 deste mês, a meta é vacinar 17.044 pessoas em Toledo”, completa.
A campanha de vacinação para este público vem sendo realizada há alguns anos. De acordo com a enfermeira é importante os idosos, pais e pessoas do setor primário da área de saúde, fiquem atentos ao período de vacinação. “A vacina dá mais proteção a este público, mais suscetível, além de proteger das formas mais graves da gripe. A vacina também imuniza a pessoa para a evolução da gripe para doenças mais graves, prevenindo a mortalidade”, confirma.
Conforme a enfermeira, é fundamental que todos façam a vacina dentro do prazo, prevenindo-se contra a doença. A vacinação poderá ser feita no horário normal das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Toledo, sendo necessário apenas o cartão de vacinação. “O prazo mais indiciado é antes da chegada do frio mais intenso do inverno”, finaliza.

Brasil
O Ministério da Saúde adquiriu 33,9 milhões de doses de vacina contra a gripe, ao custo total de R$ 260 milhões. Também foram encaminhados R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde para que as secretarias de saúde estaduais e municipais pudessem viabilizar a campanha, cobrindo despesas com aquisição de seringas e agulhas e deslocamento de equipes. Cerca de 240 mil profissionais do SUS devem trabalhar diretamente na campanha.
De acordo com o Ministério, o governo pretende vacinar 80% do público-alvo, o equivalente a 24,1 milhões de pessoas. A ideia, segundo o MS, é reduzir a mortalidade, evitar complicações e internações provocadas pela gripe. O Brasil realiza a maior campanha de vacinação pública das Américas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29