Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Produtores iniciam comercialização de safra de maçã

Os produtores rurais de Toledo, que estão participando do programa de incentivo à fruticultura, com o cultivo de maçã, estão iniciando a comercialização da produção e satisfeitos com a possibilidade de ampliar a renda familiar através desta nova alternativa.

22/12/2010 - 15:13


O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, acompanhado do vice-prefeito, Lúcio de Marchi, e do secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape, esteve na propriedade de Paulo e Salete Feiten, em Linha são Paulo, no interior do município, e ficou satisfeito com o que viu: pés carregados de maçã e a satisfação do produtor com esta alternativa de renda.

“Vamos incentivar a produção de maçã como alternativa de renda ao pequeno produtor e adquirir a produção através dos programas Compra Direta e para a merenda escolar. Para os pequenos agricultores, a fruticultura mostra-se como uma boa alternativa”, disse o prefeito, destacando a excelente qualidade do produto, que fez questão de degustar na propriedade. “São maçãs de excelente qualidade e com certeza serão muito bem aceitas pelas entidades, restaurantes e escolas do município, além dos benefícios que a maçã traz para a saúde”, completou. O município investe no programa subsidiando a compra de mudas e materiais necessários para a produção, além de dar assistência técnica.

O município também vai investir na aquisição de uma câmara fria para a conservação do produto, o que permitirá a realização de compras maiores e o armazenamento por um período mais longo, já que a colheita deve ser feita num período de cerca de 30 dias. A produção começou a ser colhida em metade de dezembro e deverá ser encerrada até meados de janeiro.

“Estamos um pouco preocupados com a comercialização, mas acho que vamos conseguir colocar toda a produção. A venda está sendo feita em uma feira montada no centro da cidade, diretamente na propriedade e em supermercados locais. Estamos vendendo aos poucos e esperamos que no próximo ano, com mais experiência, as vendas sejam ainda melhores”, disse a produtora Salete Feiten.

Em uma área de cerca de 3 mil metros quadrados, a família tem 500 pés de maçã que estão produzindo pela primeira vez neste ano. A expectativa é de que a produção chegue a 2.800 quilos, considerada boa por ser a primeira colheita. O trabalho é feito pela família. Além do casal, o filho de 15 anos auxilia nos cuidados, que devem ser feitos ao longo de todo o ano. “Sempre tem uma coisa ou outra. É preciso passar um fungicida, amarrar os galhos, ralear as frutas. O cuidado é constante, mas pode ser feito pela família”, explica ela.

Mesmo com esta dificuldade inicial na comercialização, ela acredita que a atividade está valendo a pena e hoje vizinhos e conhecidos que duvidavam da alternativa estão mais confiantes. “A gente tinha certeza do investimento, fomos ver, nos informamos e acreditamos que a fruticultura pode ser uma boa alternativa de renda para pequenas áreas”, afirma ela.

Conforme o secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Eloir Pape, o município vai adquirir parte da produção para a merenda e compra direta e auxiliar no restante da comercialização. Para o próximo ano, quando a expectativa é de que a produção chegue a 140 toneladas, deverá ser construída uma câmara fria e implantando um classificador, o que permitirá a comercialização em Toledo e também para cidades vizinhas, através do Ceasa. Neste ano, a produção deverá chegar a 25 toneladas, que deverá ser consumida no município.

Além do apoio a comercialização, o município subsidiou com 50% dos custos da implantação de meio hectare de maçã, incluindo mudas, arame, palanques e catracas, totalizando R$ 2.760 por produtor. Ao todo, 19 produtores rurais participam do programa.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29