1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência será lançado no Paraná

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite será lançado no Paraná, no dia 13 de agosto. O anúncio foi feito pela ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Lançado pela presidente Dilma Rousseff em novembro do ano passado, o plano reúne ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade. Segundo a ministra, o Viver Sem Limite articula e organiza ações já desenvolvidas no âmbito do governo federal e que foram aprimoradas e fortalecidas para eliminar barreiras e permitir o acesso da população com deficiência a bens e serviços.

08/05/2012 - 11:35


Durante o encontro, a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, apresentou as ações desenvolvidas pelo Governo do Paraná no setor. Também anunciou que o governador Beto Richa vai assinar o decreto que cria o plano Viver Sem Limite Paraná. “Isso demonstra o compromisso do governo estadual com as pessoas com deficiência e seus familiares”, disse.
Maria Tereza expôs uma ampla pauta de projetos em andamento no Paraná. Entre eles os Pontos Focais de Atendimento (responsáveis por ações de atenção especial à pessoa com deficiência, como a adaptação de espaços públicos para a acessibilidade) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que vem sendo discutido com a sociedade civil e deve ser transformado em lei ainda neste ano. A secretária e o vice-governador Flávio Arns, que coordenou a reunião, entregaram à ministra o documento base do estatuto.

PLANO NACIONAL
“O Viver Sem Limite tem um olhar especial, voltado às famílias empobrecidas. Também quebra um paradigma no Brasil, pois é construído com a sociedade, e não para a sociedade”, disse a ministra. Segundo ela, o projeto é baseado em quatro eixos: acessibilidade, educação, saúde e assistência social. “O plano quer mudar as barreiras arquitetônicas e as barreiras criadas pelo preconceito”.
A reunião também contou com a participação dos secretários da Saúde, Michele Caputo Neto, do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, e da secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, entre outras autoridades.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29