Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Blitze em universidades do oeste do PR divulgam Desafio Sebrae 2012

Contratar empregados, gerenciar uma loja, definir preços e processos de comercialização de produtos, avaliar o setor e a cadeia produtiva do negócio são algumas das inúmeras e difíceis decisões do dia a dia de um pequeno negócio. Os universitários do Oeste do Paraná têm a oportunidade de simular tais situações por meio de um jogo virtual, o Desafio Sebrae, com o qual despertam para o empreendedorismo e testam, sem riscos, exemplos da rotina empresarial.

08/05/2012 - 11:56


De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, não é só o mercado de trabalho que tem atraído a atenção dos universitários. “Muitos deles imaginam-se, depois de formados, abrindo seus próprios negócios, no setor em que foram graduados. Há, ainda, profissões nas quais os estudantes irão trabalhar como autônomos. Desta maneira, a oportunidade de aprender a empreender e a gerenciar uma empresa torna-se uma ferramenta muito interessante”, salienta.
É com essa proposta que o Desafio Sebrae tem chamado a atenção dos estudantes de todo o País. As inscrições para a edição 2012 começaram dia 11 de abril e o estudante que ainda não se inscreveu pode acessar o site www.desafio.sebrae.com.br e garantir sua vaga na competição até o próximo dia 18. “Desde a criação do jogo, em 2000, mais de 1 milhão de estudantes já participaram”, completa Durso.
Para divulgar o Desafio Sebrae 2012 no oeste paranaense, explica o consultor, o Sebrae/PR começou a promover blitze nas instituições de ensino superior da região. “A ideia é levar a informação sobre o funcionamento do jogo direto às salas de aula por meio de palestras, entrega de panfletos e apresentação a grupos de alunos dentro das universidades. Assim, os professores também têm a chance de conhecer mais sobre a competição e podem estimular a participação dos alunos”, destaca.

Inovações
Mesmo os estudantes que já participaram em anos anteriores podem participar novamente do jogo, uma vez que, a cada edição, os temas são diferentes e, neste ano, em especial, o jogo promete ainda mais novidades. “O tema, desta vez, são frutas tropicais e os estudantes terão de simular situações que envolvem a administração nas diversas etapas do negócio, desde a decisão sobre a venda até a derivação de produtos, como sorvetes, polpas e sucos”, enfatiza Emerson Durso.
A proposta é que os estudantes avaliem toda a cadeia produtiva do setor e tomem decisões nos setores de comércio e serviços. Outra diferença desta edição é a possibilidade de inscrever duplas na competição. Nos anos anteriores, o limite era de no mínimo três estudantes. Já o número máximo permanece em cinco participantes por equipe.
“Outra inovação do jogo se refere à mobilidade e interatividade. O aplicativo pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnologias Android e Apple.”

Dinâmica
O Desafio Sebrae começa neste mês de maio e terá cinco fases. As três primeiras virtuais e as duas últimas presenciais. Em outubro, serão conhecidos os campeões em cada estado e, em novembro, os vencedores vão se reunir em Salvador, na Bahia, para disputar a semifinal e a final do jogo. Cada equipe participante tem direito a nomear um professor orientador, que é escolhido pelos próprios alunos, antes do início das competições.
Ao todo, oito equipes chegam à final nacional e todos os integrantes dos oito grupos, inclusive os professores indicados pelos estudantes, ganham um iPad. Os alunos que chegarem a essa etapa também serão premiados com bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições, que encerram dia 18 de maio, só são realizadas no site do Desafio Sebrae, www.desafio.sebrae.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 50.
Já as três primeiras equipes, bem como seus professores indicados, ganharão um curso de inovação de cinco dias oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio Sebrae. A grande campeã nacional, com o professor indicado, fará também uma viagem a um centro de empreendedorismo no exterior e participará da final internacional com os finalistas dos países da América Latina.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29