Casa de not%c3%adcias 1144x150

PECUÁRIA

Curso de melhoramento na bovinocultura leiteira acontece na próxima semana

Buscando fortalecer a bovinocultura de leite em Toledo, nos próximos dias 15, 16 e 17, será realizado o curso de Bovinocultura de Leite, destinado especificamente para produtores do segmento. O curso é promovido pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento do município, em parceria com o Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores, EMATER e Condomínios de Inseminação Artificial de Toledo.

08/05/2012 - 13:45


As atividades, que acontecerão no Centro de Eventos Ismael Sperafico, começam às 9h e terminam por volta das 17h, com exceção do último dia. No dia 17, o curso acontece apenas pela manhã.
Durante os três dias, os médicos veterinários, Gelson Hein, Severino Antunes e Eliane Sperafico, apresentarão aos produtores temas como: Leite como negócio; melhoramento genético, alimentação, gestão da propriedade, contabilidade e administração, organização da produção, manejo, criação, sistema pastoril e manejo de pastagem.
Eliane Sperafico, veterinária da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, explicou que o curso de bovinocultura de leite busca desenvolver assuntos do cotidiano do produtor. “O manejo correto da criação de bovinos de leite, os cuidados com a vaca antes do parto, a condição corporal do rebanho, ordenha manual, entre outros aspectos, fazem com que melhore e mantenha bons resultados na produção”, destaca Eliane, comentando que muitos produtores ainda desconhecessem algumas práticas da bovinocultura.
Segundo a médica veterinária, todos os anos acontecem cursos sobre a cadeira leiteira no município, voltados a produtores do segmento. “Agora é o período de intervalo de safra, sendo o momento ideal de oferecer este treinamento ao produtor”, explica. “O produtor estará trocando experiência, adquirindo novas informações, pois sempre há alguma novidade, agregando um conhecimento a mais”, comenta Eliane, destacando a importância da participação do produtor nos cursos.

Leite em Toledo

Conforme a médica veterinária, o crescimento da bovinocultura leiteira no município se deve a vários fatores, como investimentos na melhoria da qualidade genética dos animais, introdução de novas técnicas de manejo, alimentação e modernização da atividade. “São esses pontos que permitem o avanço na produção. Por isso, é importante que o produtor acompanhe e busque estas melhorias”, finaliza.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29