Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Eleita primeira diretoria do COMDET

Foram eleitos e empossados nesta quarta-feira, 9, em reunião na sala de reuniões do gabinete, o presidente, vice-presidente e secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (COMDET). A entidade, cujos membros foram designados e empossados no dia 7 de março, tem por objetivo discutir ações e planejar o município para os próximos 30 anos.

09/05/2012 - 14:18


A escolha da diretoria foi feita na primeira reunião ordinária do órgão. O empresário Joel Loh, que representa a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), foi escolhido como presidente; Sandra Pinela Dalmas, representante das universidades públicas, como vice-presidente; e Alan Debus, do SEBRAE, como secretário. O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que é o presidente de honra do conselho, também acompanhou a reunião, que contou com a presença de representantes de todas as entidades.
A prefeitura vai contratar um secretário executivo, para apoiar o Conselho em suas ações.
Entre os principais assuntos discutidos, destaca-se a lei R 27, de 11 de abril de 2012, que institui o programa de incentivo à criação de incubadoras de ideias e parques tecnológicos em Toledo. O programa, de caráter permanente e de natureza educacional, tem por objetivo garantir às universidades públicas e privadas instaladas em Toledo e aos seus alunos ambiente adequado e condições básicas para inovação, desenvolvimento e criação de novos produtos e novas empresas, estimulando a geração de emprego e renda no município. A prefeitura vai ceder um terreno e prover a estrutura necessária para viabilizar a incubação de novas empresas.
Baseado em experiências vistas em outros países e cidades do Paraná, o município está fomentando a formação destas estruturas para estimular a geração de novos empreendimentos, renda e empregos em Toledo. “Já estamos discutindo esta proposta com as universidades, mas queremos que o Conselho lidere esta discussão, para que seja uma proposta permanente, de planejamento do futuro de Toledo para os próximos anos”, destacou o prefeito de Toledo.
As discussões já estão sendo feitas pelas entidades e na próxima reunião deverá ser apresentado um estudo do regimento, legislação e ações já desenvolvidas. O prefeito defendeu um envolvimento efetivo das universidades, justamente porque no interior delas, durante o processo de formação dos profissionais, poderão surgir importantes ideias, capazes de gerar, no futuro, grandes negócios.
A prefeitura vai disponibilizar uma área para a construção do parque. Entre as alternativas, o prefeito indicou um espaço junto ao futuro Centro Administrativo, no Jardim La Salle 2 (atrás da I. Riedi), que já está sendo urbanizado para atender as sedes da 20ª Subdivisão Policial, Vara do Trabalho, Justiça Federal e Receita Federal, que já estão se organizando para viabilizar a construção de suas sedes.

Curso de Medicina
Durante a reunião, o prefeito de Toledo voltou a levantar a discussão sobre a implantação do curso de Medicina em Toledo, aproveitando a construção do Hospital Regional, que entra em funcionamento em dezembro de 2013. Segundo ele, pelos contatos que manteve, três universidades locais – PUCPR, UTFPR e Unipar – já manifestaram interesse na implantação do curso. Ele destacou a importância deste, tanto na formação de novos profissionais como para assegurar o repasse de recursos federais, uma vez que para hospital escola o repasse é 50% maior. “Vamos fazer contatos em Brasília, com as universidades e é importante que o Conselho também se some neste desafio, pensando no futuro de Toledo”, acrescentou.
Ainda na área de educação, Schiavinato destacou que é possível capitalizar outros benefícios para Toledo. Segundo ele, o governo do estado está abrindo novas escolas técnicas profissionalizantes, utilizando recursos federais, que poderão ser destinadas a Toledo, desde que haja interesse e mobilização neste sentido.
Os conselheiros também destacaram a importância de discutir ações para disciplinar melhor o trânsito de Toledo, pensando no futuro, e foram informados que em 2013 vence o contrato de concessão do transporte coletivo. O prefeito de Toledo informou que pretende iniciar o processo de discussão sobre o serviço ainda neste ano e todos foram unânimes na necessidade de melhorar a qualidade do serviço de transporte coletivo, como forma de ampliar a sua utilização e reduzir o número de carros e motos no trânsito.
Os conselheiros defenderam ainda a implementação da disciplina de empreendedorismo nas universidades, incentivando os futuros profissionais a abrir negócios próprios, e ressaltaram a importância do trabalho iniciado em Toledo, com o projeto de cooperativismo nas escolas. O programa está sendo implantado na forma de projeto piloto em escolas municipais e deverá ser ampliado gradativamente para todas as escolas da rede. Pela sua importância na formação de novos empreendedores, Schiavinato defendeu a sua ampliação também para a rede estadual de ensino.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29