Segundo a Conab, o principal motivo da queda de produção foram as condições climáticas desfavoráveis, principalmente no período entre 15 de novembro de 2011 e 15 de janeiro deste ano. A estiagem na Região Sul e em parte do Sudeste, além do sudoeste de Mato Grosso do Sul, afetou as lavouras de milho e soja, os dois principais produtos em volume plantado.
As culturas que cresceram em área foram as de milho e soja. Arroz e feijão sofreram redução de área plantada. De acordo com a Conab, o feijão, a queda se deve a problemas de comercialização, à estiagem no Nordeste e a preços baixos. No caso do arroz, a redução ocorreu por falta de água nos reservatórios, aumento do custo de produção e também preço pouco atrativo aos produtores.
A Conab informou ainda que “a estiagem castiga a produção em geral” no Semiárido do Nordeste e a queda na produção deve chegar a 40%, o que representa uma redução de 1,24 milhão de toneladas de grãos, principalmente milho e feijão.
Da Agência Brasil
PECUÁRIA
Conab: apesar de aumento da área plantada, safra de grãos 2011/2012 deve ser menor
A estimativa de área plantada com grãos no país na safra 2011/2012 é 51,68 milhões de hectares, de acordo com o oitavo levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado hoje (10). A área é 3,6%, ou 1,81 milhão de hectares, maior do que a plantada na safra anterior, 49,87 milhões de hectares. Apesar desse aumento, o volume colhido deve ser 160,06 milhões de toneladas, uma queda de 1,7% em relação ao ciclo 2010/2011, que atingiu o recorde de 162,8 milhões de toneladas.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


