Img 3650

GERAL

Maracanã ganha unidade própria de saúde

Os moradores do Jardim Maracanã e bairros próximos ganharam um novo espaço para atendimento de saúde. Nesta semana, foi inaugurada a unidade de saúde Dr. Patiño, numa homenagem ao médico de Toledo Federico Patiño Cruzatti, falecido em 24 de dezembro do ano passado.

23/12/2010 - 10:19


Com a construção da nova unidade, foi transferido o atendimento antes realizado junto da escola, no Centro de Atendimento à Criança e Adolescente (CAIC). Nos últimos meses, o atendimento no local duplicou. Na nova estrutura, profissionais terão mais conforto para as suas atividades e os pacientes melhor qualidade no atendimento. Para fazer frente à nova demanda, a equipe está sendo reforçada. Além do atendimento médico e de enfermagem, o posto contará com atendimento odontológico.

“Esta região cresceu muito e a demanda aumentou ainda mais com a reformulação do atendimento no Mini-Hospital, que hoje é exclusivo de pronto atendimento”, comentou a secretária municipal de Saúde, Denise Liel, adiantando que uma das metas da secretaria é transformar o local em unidade de referência para atendimento de gestantes de alto risco. Conforme a secretária, a nova estrutura, que segue modelo padrão do estado, oferece excelentes condições para um atendimento adequado aos moradores, considerando o aumento da demanda e o crescimento populacional daquela região. A obra tem uma área total construída de 256,62 metros quadrados e exigiu um investimento de R$ 389.102,60 entre recursos municipais e de financiamento do programa Paraná Urbano.

A implantação da unidade de saúde Dr. Patiño, conforme o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, é uma evolução para a comunidade e vai trazer mais benefícios para os moradores, com uma estrutura mais adequada para atendimento e uma equipe qualificada. Este investimento, acrescentou o prefeito, se soma a outros previstos na área de saúde. Em parceria com o governo federal, através do PAC II, serão instaladas mais três unidades de saúde (Santa Clara IV, Pancera e Jardim Concórdia), além de uma unidade de Pronto Atendimento, próximo ao futuro hospital regional.

Na região do Maracanã, adiantou o prefeito, estão previstos outros projetos, como a implantação de novos loteamentos para construção de casas populares e de um parque urbano, em uma área próxima com mata nativa, preservando o espaço e oferecendo aos moradores uma nova opção de lazer e convívio em família.

Ele também destacou e reconheceu a importância do trabalho do médico Federico Patiño Cruzatti, que dá o seu nome à unidade, na saúde do município, a sua dedicação como profissional e a atuação na Sadia, onde trabalhou por muitos anos como médico do trabalho. Segundo o prefeito, a forma dele atuar facilitou em muito o trabalho na prefeitura de Toledo, pelo número de pessoas direta ou indiretamente envolvidas com a empresa. Ele também ressaltou a participação e o trabalho do médico, sempre muito dedicado aos seus pacientes, na organização dos serviços de saúde do Hospital HCO.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29