Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Cozinha Social alia-se à campanha para reduzir consumo de sal

Para contribuir com uma alimentação cada vez mais saudável para a população, a Cozinha Social, que prepara as refeições servidas nos restaurantes populares de Toledo, tirou nessa semana o saleiro da mesa de refeições. O saleiro ficava disponível aos que queriam complementar o sal, que é colocado dentro das medidas recomendadas para evitar problemas de saúde.

11/05/2012 - 12:39


A medida atende a uma campanha nacional de redução do uso do sal na dieta alimentar e atende também uma prática adotada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, segundo observou o diretor da Cozinha Social, Luiz Bazei, que participou recentemente de evento em Brasília. “O programa Restaurantes Populares é parte da estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN), que tem como princípio reduzir os índices de insegurança alimentar da população e promover o acesso à alimentação adequada e saudável. Não temos como ficar fora deste processo. Nossa preocupação é oferecer uma alimentação cada vez mais saudável à população e por isso aderimos à proposta”, complementa.
Mesmo com a retirada dos saleiros, acrescenta a nutricionista Sofia Carminati Perinazzo, responsável técnica pela Cozinha Social, as refeições fornecidas estarão dentro dos níveis adequados de sódio, sem a necessidade de acrescentar mais sal aos alimentos. “O tempero pronto para a salada continuará sendo disponibilizado, mas sem exageros no sal, e as refeições fornecidas serão com qualidade e balanceadas nutricionalmente”, acrescenta Sofia, que coordena o trabalho ao lado das também nutricionistas Janaína Locatelli Pereira e Viviane Vanzin Vasconcelos.
“A retirada do saleiro da mesa da população sempre foi uma das orientações para o controle do consumo de sal e conseqüente melhora dos níveis de pressão. Gradativamente a população vai acostumando o paladar com quantidades menores de sal, hábito esse que só trará benefícios, esclarece. Nesta semana, alguns usuários estranharam a retirada do equipamento, mas entenderam a importância da medida. “Alguns consumidores vieram nos perguntar, e depois de esclarecidos, entenderam a importância da medida”, diz Sofia.
Segundo ela, um dos assuntos mais falados hoje são as vantagens da diminuição do sal na dieta, como forma de controlar a pressão arterial e outras doenças. Indivíduos que consomem maior quantidade de sal correm mais riscos de desenvolver hipertensão, enquanto que indivíduos hipertensos, que reduzem a quantidade de sal da dieta, diminuem significativamente o nível da pressão arterial. A redução do sal da dieta, pontua ela, pode ser tão importante quanto a diminuição do hábito de fumar, da obesidade e de níveis de colesterol elevados.
Um estudo publicado em fevereiro de 2010 no New England Journal of Medicine (N Engl J Med. 2010 Feb 18;362(7):590-9), estima que a redução no consumo de sal para 3 gramas por dia iria economizar 10 bilhões de dólares em custos de tratamentos médicos nos EUA, reduzindo o número de novos casos de doença arterial coronariana, acidentes vasculares cerebrais (AVC), infarto do miocárdio e a mortalidade anual de pessoas.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29