Na conferência, com a presença de autoridades, profissionais da área, deficientes e seus familiares, foram analisadas e discutidas as 64 propostas apresentadas nas cinco pré-conferências. As temáticas das propostas foram sugeridas pela Conferência Nacional, através do documento da ONU, com assuntos pertinentes a acessibilidade, saúde, transporte e moradia, educação, reabilitação, trabalho e reabilitação profissional, esporte e lazer, órteses e próteses, segurança e acesso à justiça.
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Toledo (CMPCD), Edna Fernanda Zanetti, a conferência é um espaço para discutir as dificuldades e problemas que os deficientes passam, e a partir disso, realizar propostas e ações para sanar essas dificuldades, melhorando a qualidade de vida deles. “As propostas aprovas nessa conferência, serão apresentadas na Conferência Regional, dia 16 de junho em Cascavel. Depois serão levadas à Conferência Estadual, nos dias 15 e 16 de agosto em Curitiba. Finaliza em Brasília, na Conferência Nacional, dia 03 a 06 de dezembro”, acrescentou Edna.
“A Conferência é uma maneira do sistema municipal e público, discutir as necessidades dos deficientes, para poder organizar e atender as suas reivindicações. Pessoas com deficiência devem ser respeitadas em todos os segmentos, principalmente na questão humana. E em Toledo, estamos trabalhando para fornecer o bem estar do cidadão com deficiência”, afirmou o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato.
O promotor de Justiça de Toledo, José Roberto Moreira, realizou uma palestra sobre a convenção da ONU, que foi o resultado de movimentos sociais em todo o mundo de pessoas com deficiências, que participaram ativamente, levando ao órgão da ONU as suas reivindicações para garantir seus direitos. “A convenção da ONU foi uma grande conquista para as pessoas com deficiência, pois representa uma mudança de paradigma. Eles deixaram, de ter uma idéia de preconceito e passaram a ter uma idéia social dos problemas. Com disso, foram buscar seus direitos humanos, civis, sociais e políticos. A 1° Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em Toledo, é um grande passo, pois será um canal de diálogo entre a comunidade, os deficientes e o poder público”, acrescentou Moreira.
Após a palestra foi feita a apresentação dos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Toledo (CMPCD), e a eleição dos delegados para a Macro Conferência Regional e Estadual.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Toledo realiza sua 1º Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Toledo (CMPCD) e a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (COODEP), com o apoio do Ministério Público de Toledo, realizaram nesta sexta-feira, 11, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederarauer, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A Conferência teve como tema: “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafio”, com o objetivo de defender e garantir os direitos das pessoas com algum tipo de deficiência: física, visual, auditiva ou intelectual.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
Últimas notícias
- 1Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados
- 2Capacitação aborda prevenção de doenças para médicos e enfermeiros de Toledo
- 3“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 4Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 5ABETTOL inicia preparação para nova competição