Casa de not%c3%adcias 1144x150

Veto ao projeto que incentiva a agroecologia será votado na próxima terça

A agroecologia é um sistema de produção que procura imitar os processos como ocorrem na natureza evitando romper com o equilíbrio ecológico que dá sustentabilidade aos ecossistemas. Criar programas agroecológicos, principalmente na região de manancias é um dos objetivos do projeto de lei nº 403/2011, do deputado estadual, Elton Welter, que quer garantir incentivos à implantação de sistemas de produção agroecológica e orgânica pelos agricultores familiares no Paraná. O PL foi aprovado por todos os deputados e teve parecer favorável Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia . No entanto, o governador Beto Richa o vetou. Na próxima terça-feira (15), os deputados estaduais terão a oportunidade de derrubar o veto.

11/05/2012 - 14:27


O deputado estadual, Elton Welter, explica que o projeto visa o cultivo de alimentos sem agrotóxico. Para isso, deve ser desenvolvida uma política do Estado que trabalhe com esta questão. “Os consumidores – cada vez mais – desejam consumir alimentos sem agrotóxicos, ou pelo menos, com o mínimo dele. E, o meu projeto trata exatamente disto: Criar um sistema de produção agroecológica com uma política de fomento”.

Welter contesta a justificativa do governador Beto Richa ao vetar o projeto. “Ele disse que o Projeto é contrário ao interesse público. “Eu acho que quem fez o veto não analisou – com atenção - o projeto. O evento Rio + 20 está próximo de ser realizado e o Paraná como o maior produtor de alimentos deveria ter políticas públicas para diminuir o uso de agrotóxico. Esta é uma tendência mundial”.

O deputado estadual acrescentou que o Paraná precisa ser o protagonista de boas práticas nas questões ambientais no evento Rio +20. “O mundo vai se encontrar no Rio + 20 para discutir questões sustentáveis, na lógica da agricultura familiar, da vontade dos consumidores, nas perspectivas para cuidar da água e do meio ambiente. Por isso, acredito que neste evento muitos indicativos sairão para fomentar políticas públicas que fazem com que os governos estaduais e municipais fomentem cada vez mais políticas no sentido de preservar o meio ambiente e produzir alimentos livres de agrotóxicos”.

Ele advertiu para o papel da agroecologia no Paraná. “O sistema agroecológico significa saúde. Precisamos promover uma conversão gradativa das propriedades dentro da realidade e incentivar pesquisas para que consigamos adaptar as propriedades a este modelo de sistema que é muito importante para o mundo. O Paraná é o maior produtor de alimentos e tende a fomentar gradativamente esta produção. Há mercados para todo o tipo de alimento, mas o consumidor espera que os produtos tenham menos ou se possível nada de agrotóxico”.

Na próxima terça-feira (15), os deputados estaduais deverão apreciar o veto do governador. A Sociedade Civil do estado lançou uma nota pública, recentemente pedindo ao governador que retire o veto.

Sem nome %281144 x 250 px%29