O projeto, que teve início em agosto passado, tem como objetivo desenvolver habilidades que essas crianças apresentam, e que são acima do esperado, para suas idades. São trabalhados conceitos filosóficos contextualizados no mundo infantil. Trabalha também as potencialidades existentes como: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora.
A ação é uma iniciativa do curso de Filosofia da Unioeste, vinculado ao projeto “Escrileituras” e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Toledo. A participação no projeto, se dá a partir de um trabalho de observação e investigação que começa na sala de aula. Os professores da rede municipal de ensino são orientados a identificar os alunos com altas habilidades e os encaminham à Secretaria de Educação. Lá, uma equipe multidisciplinar realiza testes para que a criança faça parte do grupo.
Michelle Silvestre Cabral, professora de Filosofia da Unioeste e coordenadora do projeto diz, comentou que é utilizada a literatura brasileira para iniciar os assuntos que serão discutidos. “Nestes materiais encontramos os conceitos filosóficos e apresentamos às crianças”, explica a coordenadora salientando que o ensino apresentado no projeto, se baseia no Programa Filosofia para Crianças.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Filosofia para crianças com altas habilidades
O curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, está realizando projeto “Filosofia para Crianças com Altas Habilidades/Superdotação”. A Unioeste recebe crianças de 4 a 10 anos, toda a semana, durante uma hora, onde recebem atendimento especial. No total são 24 alunos que realizam atividades no contra-turno escolar, divididos em quatro turmas.
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