Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Assembleias do Orçamento do Povo terminam nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (16) terminam as assembleias públicas do Orçamento do Povo 2013 de Toledo. Desde o dia 23 de abril estão sendo realizadas reuniões, na cidade e no interior, para definir como serão investidos os R$ 3 milhões, do orçamento geral destinados para o Orçamento do Povo.

14/05/2012 - 13:56


O Orçamento do Povo, implantando em 2010, prevê a aplicação de recursos em ações definidas pelas comunidades organizadas. Os investimentos, nos bairros e comunidades do interior, serão proporcionais à participação popular. Cada participante, maior de 18 anos, representa uma parcela do total de recursos destinados ao projeto. Desde o início do Orçamento do Povo de 2013 mais de dez mil pessoas participaram das assembleias.
A expectativa, até o final das reuniões, segundo o assessor Comunitário de Toledo, Adriano Galvão, é de que o Orçamento do Povo reúna mais de 13 mil toledanos. “O Programa foi lançando há dois anos e, desde então, a comunidade tem escolhido o que fazer com os recursos. No ano em que iniciou, o programa contou com a participação de 7.952 pessoas. Em 2011, o número subiu para 13 mil. A expectativa para 2012 é de que as participações cheguem ao mesmo número de 2012”, explica. “A comunidade entendeu o processo, a importância e está participando”, comenta Galvão, exemplificando que a população participa do Programa como administradores do orçamento do município. “Para a administração é muito importante esta ação, pois aproxima a população do poder público, fazendo aquilo que é de interesse e vontade do povo”, declara o assessor.
Conforme ele, a participação popular é muito importante neste ato, pois os recursos são definidos pelos munícipes. Entre principais melhorias exigidas pelas comunidades estão os parques infantis, ampliação e remodelação das associações comunitárias e instituições de ensino. “Os recursos repassados para cada organização serão definidos de acordo com a participação da comunidade. Serão três milhões de reais divididos pelo número de toledanos que participaram das assembleias”, informa Galvão.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29