O sistema foi instituído em janeiro pelo Conselho Nacional de Saúde e deve ser adotado por todas as instituições do país. Durante a capacitação ministrada, o professor apresentou o conceito de pesquisa e pontuou os benefícios para a sociedade.
Para que tenha validade científica, o estudo deve avaliar quesitos como melhoria na saúde, espaço, tempo e valor social, além de fazer um balanço sobre risco/benefício. Na Unipar, o CEPEH foi criado em 2000, para fazer o acompanhamento ético das atividades que envolvem seres humanos e defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade.
O Comitê é formado por professores, um discente, um membro da comunidade, três representantes docentes/ funcionários, e destaca-se pela intensa atuação na análise do crescente número de projetos de pesquisas realizados nas Unidades da Instituição (cerca de dois mil nos últimos cinco anos).
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Professores recebem capacitação para uso da Plataforma Brasil
Docentes da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Cascavel, participaram de capacitação para operar o novo Sistema Plataforma Brasil, implantado na Instituição. A proposta foi apresentada pelo presidente do CEPEH (Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos), professor Nelton Anderson Bespalez Correa. O professor explica que a Plataforma Brasil é um sistema nacional de submissão online de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. O objetivo é a busca de transparência e agilidade no processo de avaliação.
Mais lidas
- 1Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 2Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 5Prefeitura de Toledo recebe ofício do Ideas com posicionamento sobre HRT
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)




