Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Dados parciais apontam que Toledo ultrapassou 90 mil eleitores

Após cinco dias do encerramento do prazo para regularizar o título de eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ainda não encerrou a contagem de eleitores em Toledo, mas até esta segunda-feira (14), segundo informações da chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, Lúcia Midori Takano, já haviam sido contabilizados 90.099 mil eleitores no Município, ou seja, o número de eleitores – até este momento – aumentou aproximadamente 12%, pois antes Município possuía em média 88.5 mil cidadãos aptos a votar. Lúcia explicou que este total (99.099) ainda é provisório, mas que até o início da próxima semana, o TRE-PR deve encerrar o processo e divulgar o número real.

14/05/2012 - 15:19


A chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, Lúcia Midori Takano, disse que a expectativa da equipe era totalizar 89 mil eleitores para este pleito, mas este número foi em média 11% maior do que o esperado. “Os últimos três dias do encerramento do prazo de regularização do título ou para tirá-lo foram movimentados. No último dia, a equipe realizou atendimento até às 19h30 e o nosso expediente encerra às 18h. Não deixamos de atender nenhuma pessoa, exceto aquelas que não traziam os documentos necessários para a realização do trâmite”.
O Fórum Eleitoral de Toledo é dividido em três zonas eleitorais (ZE). Para estas eleições, a 75ª é a maior. Até hoje, ela somou 36.970 eleitores. Segundo Lúcia, esta zona abrange parte dos constituintes que residem no centro e nos seguintes bairros: Jardim Santa Maria, La Salle, Pancera, Vila Industrial, Porto Alegre, Parizotto entre outros. Na sequência segue a ZE 201ª com 33.688 títulos. Esta zona compreende: Vila Pioneira, Jardim Europa, Jardim América, Santa Clara IV entre outros. Nela também estão incluídos alguns eleitores dos distritos de: Vila Nova, Novo Sobradinho, Novo Sarandi e Vila Ipiranga. Por última, a zona 148ª que totalizou 19.441 eleitores. Ela é composta pelos bairros: Panorama, São Francisco, Jardim Coopagro, Vila Becker e os distritos de Dez de Maio, Xaxim, São Luís do Oeste, entre outros.
Conforme Lúcia, o Fórum Eleitoral de Toledo ainda responde pelos municípios: de Ouro Verde do Oeste, o qual possuía 4.250 eleitores e nestas eleições devem comparecer às urnas 4.355 e por São Pedro do Iguaçu, que antes possuía 5.113 títulos e neste ano passou para 5.356.
Lúcia explicou que os eleitores que não tiraram o título ou estão com eles cancelados só poderão regularizá-los no próximo ano. No entanto, os eleitores que tiverem uma ou duas eleições em atraso podem regularizar a situação no Fórum. “A multa pela ausência às urnas corresponde a R$ 3,51 por eleição. Para fazer esta revisão, o cidadão deve levar ao Fórum documento de identidade com foto e filiação, comprovante de residência de três meses atrás e título de eleitor atual”.
Mesários
A partir desta semana, conforme a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, Lúcia Midori Takano, inicia-se a seleção e convocação dos mesários. “A pessoa que for convocada receberá uma carta em casa com instruções necessárias. Quem for convocado e não puder comparecer no dia das eleições tem o prazo de cinco dias para apresentar uma justificativa ao juiz eleitoral, o qual vai avaliá-la”.

Sem nome %281144 x 250 px%29