Doze iniciativas municipais serão premiadas. Os nomes dos prefeitos vitoriosos só serão divulgados na entrega dos prêmios. Eles receberão troféu e participarão em uma viagem técnica internacional para conhecer exemplos de gestão empreendedora que incentiva os pequenos negócios. Também serão homenageados todos os vencedores da etapa estadual. Eles receberão o Selo Prefeito Empreendedor Finalista Nacional, que também será entregue aos projetos com 50% ou mais da pontuação total.
Oito iniciativas paranaenses representaram o Estado na final. A etapa paranaense da premiação reconheceu tais iniciativas, consideradas como referências para o desenvolvimento local, a partir do apoio e do incentivo ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas em municípios. Os vencedores estaduais foram conhecidos em novembro de 2011, durante a XXI Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), realizada em Foz do Iguaçu.
O prefeito de Bom Sucesso do Sul, Elson Munaretto, foi o vencedor na categoria Melhor Projeto Estadual. O prefeito de Iretama, Antonio José Quesada Piazzalunda, o Toinzé, venceu na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural. A prefeita de Jacarezinho, Valentina Helena de Andrade Toneti, Tina, na categoria Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável. E o prefeito de Serranópolis do Iguaçu, José Arlindo Sehn, na categoria Crédito e Capitalização. O prefeito de Lindoeste, Silvio de Souza, foi destaque temático na categoria Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais. O prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto, na categoria Lei Geral Municipal. O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, na categoria Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual. O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, levou a categoria Médios e Grandes Municípios.
“As oito iniciativas vencedoras no Paraná foram avaliadas na apuração dos vencedores e participam da cerimônia nacional”, explica o coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete. “Nossa expectativa é positiva para trazer um prêmio para o Paraná, como foi na última edição, há dois anos, quando o prefeito de Munhoz de Mello (pequeno município no noroeste do Paraná), Gilmar José Benkendorf Silva, venceu na categoria Melhor Projeto Região Sul. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é uma maneira de mostrar boas práticas que estão ocorrendo nos municípios paranaenses, a partir do apoio decisivo do prefeito, que tem um papel importante no desenvolvimento local, a partir do incentivo às micro e pequenas empresas”, completa Rissete.
Ao todo, foram inscritos nesta edição mais de 1,4 mil projetos - 144 venceram a etapa estadual e foram selecionados para a fase nacional. Desses, 50 passaram pela pré-seleção e se classificaram para a avaliação final, realizada em abril, quando foram escolhidas as 12 iniciativas vencedoras. A comissão julgadora nacional foi composta por 24 jurados, entre representantes de governos, de entidades municipalistas e empresariais, acadêmicos e jornalistas. Somente o Paraná, nesta edição, registrou 104 inscritos.
Os critérios de avaliação levaram em conta resultados concretos na promoção do desenvolvimento dos municípios a partir do incentivo às micro e pequenas empresas. Os julgadores avaliaram desde a abrangência sistêmica das iniciativas aos impactos na economia local, no faturamento das empresas, na geração de emprego e na receita municipal, além de expectativas de continuidade dos trabalhos e seu potencial de reprodução em outros municípios.
Dos 12 trabalhos premiados, cinco se destacaram como melhor projeto - um em cada região do País. Os demais ganharam como destaques temáticos: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; Formalização dos Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal (que trata da implantação da lei da pequena empresa); Médios e Grandes Municípios (que envolve ações em cidades com mais de 150 mil habitantes); Crédito e Capitalização; Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável e Promoção do Desenvolvimento Rural.
Lei Geral
O Prêmio incentiva a regulamentação e prática da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). Atualmente, a legislação está regulamentada em aproximadamente 3,8 mil das mais de 5,5 mil cidades brasileiras. No Paraná, cerca de 350 municípios já instituíram legislações municipais em favor das micro e pequenas empresas.
A premiação tem o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Confederação Nacional dos Municípios (FNP). A solenidade integra a sétima edição da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), de 15 a 17 de maio, na capital federal. (Com Dilma Tavares, da ASN Nacional).
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Sebrae divulga nesta terça vencedores nacionais do Prêmio Prefeito Empreendedor
Os vencedores nacionais da sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que incentiva o desenvolvimento municipal com base no apoio aos micro e pequenos negócios, serão conhecidos nesta terça-feira, dia 15, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. Participarão da solenidade prefeitos, representantes de entidades municipalistas e empresariais e ministros de Estado, como o da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs