“Tivemos a oportunidade de ouvir o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, que disponibilizou através do governo federal duas máquinas para as prefeituras com até 50 mil habitantes: uma motoniveladora e uma retroescavadeira, sem a necessidade de contrapartida por parte dos municípios. Ela também está disponibilizando em entre junho e julho linhas de crédito para projetos de pavimentação urbana com financiamento federal. São ações importantes que atingem a necessidade da maior parte dos municípios”, destaca.
A notícia não tão animadora ficou por conta dos royalties do petróleo. A presidente da República disse que os repasses ficarão do jeito que estão e que será feita reformulação na metodologia de pagamento apenas com o Pré-Sal. “A notícia não soou bem, já que os prefeitos gostariam de participar de toda a distribuição”, afirma o presidente da Amop.
Schiavinato relata que o ministro Eliseu Padilha, da Saúde, e José Eduardo Cardozo, da Justiça, falaram sobre o programa de combate às drogas e de apoio aos municípios para a cura de usuários, especialmente investimentos em unidades do Caps 2 e sobre a disposição dos prefeitos em serem parceiros na luta em favor da eliminação deste mal.
Em reunião paralela na FNP (Frente Nacional de Prefeitos), o presidente da Amop participou da discussão de um evento que será realizado no início de junho em Vitória, capital do Espírito Santo, com o ministro Padilha, para discutir as dificuldades do sistema de saúde. Na ocasião, foi feita a prévia do encontro e serviu também para levar posições dos municípios do Oeste sobre o tema.
“A importância da Marcha é fundamental, pois discute assuntos do municipalismo em um contingente de mais de quatro mil prefeitos presentes, dos quais 15 da região Oeste, e com representação bastante significativa. Tanto a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) que organizou a marcha, quanto a FNP, estão de parabéns”, destaca Schiavinato.
Da Assessoria
GERAL
Presidente da Amop avalia primeiro dia e diz que evento mescla alegria e frustração
O primeiro dia da 15ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, evento iniciado na terça-feira (15) e que prossegue até quinta-feira (17) foi bastante proveitoso, apesar de ter sido um misto de alegria e frustração. A opinião é do prefeito de Toledo e presidente da Amop, José Carlos Schiavinato.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica