“Tivemos a oportunidade de ouvir o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, que disponibilizou através do governo federal duas máquinas para as prefeituras com até 50 mil habitantes: uma motoniveladora e uma retroescavadeira, sem a necessidade de contrapartida por parte dos municípios. Ela também está disponibilizando em entre junho e julho linhas de crédito para projetos de pavimentação urbana com financiamento federal. São ações importantes que atingem a necessidade da maior parte dos municípios”, destaca.
A notícia não tão animadora ficou por conta dos royalties do petróleo. A presidente da República disse que os repasses ficarão do jeito que estão e que será feita reformulação na metodologia de pagamento apenas com o Pré-Sal. “A notícia não soou bem, já que os prefeitos gostariam de participar de toda a distribuição”, afirma o presidente da Amop.
Schiavinato relata que o ministro Eliseu Padilha, da Saúde, e José Eduardo Cardozo, da Justiça, falaram sobre o programa de combate às drogas e de apoio aos municípios para a cura de usuários, especialmente investimentos em unidades do Caps 2 e sobre a disposição dos prefeitos em serem parceiros na luta em favor da eliminação deste mal.
Em reunião paralela na FNP (Frente Nacional de Prefeitos), o presidente da Amop participou da discussão de um evento que será realizado no início de junho em Vitória, capital do Espírito Santo, com o ministro Padilha, para discutir as dificuldades do sistema de saúde. Na ocasião, foi feita a prévia do encontro e serviu também para levar posições dos municípios do Oeste sobre o tema.
“A importância da Marcha é fundamental, pois discute assuntos do municipalismo em um contingente de mais de quatro mil prefeitos presentes, dos quais 15 da região Oeste, e com representação bastante significativa. Tanto a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) que organizou a marcha, quanto a FNP, estão de parabéns”, destaca Schiavinato.
Da Assessoria
GERAL
Presidente da Amop avalia primeiro dia e diz que evento mescla alegria e frustração
O primeiro dia da 15ª Marcha dos Prefeitos a Brasília, evento iniciado na terça-feira (15) e que prossegue até quinta-feira (17) foi bastante proveitoso, apesar de ter sido um misto de alegria e frustração. A opinião é do prefeito de Toledo e presidente da Amop, José Carlos Schiavinato.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


