1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Mesa de discussão abre programação do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Para dar início às atividades da programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, foi realizado na terça-feira, 15, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, uma mesa de discussão sobre o tema. A programação está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Toledo, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e tem como tema “Eu faço parte da liga da proteção”. O evento reuniu vários profissionais da educação, assistência social, saúde, órgãos de segurança, poder público, judiciário e a comunidade.

16/05/2012 - 13:27


A discussão contou com a presença do promotor de Justiça do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente (CAOPCA- Curitiba), Murillo José Digiácomo, e do juiz da Vara da Infância de Toledo, Rodrigo Rodrigues Dias. Eles trouxeram dados referentes às políticas públicas necessárias para o atendimento das vítimas, a prevenção e a punição que se deve dar aos agressores.
Segundo a secretária de Assistência Social, Marisa Cardoso, o evento é um dia para travar uma discussão e buscar saídas e soluções para evitar que outras agressões e abusos continuem acontecendo. “No município trabalhamos bastante com a prevenção e orientação, para que as crianças e adolescentes tenham um espaço de crescimento com educação e formação para sua cidadania”, acrescenta Marisa.
“As crianças e adolescentes que tem seus direitos violados precisam ter acesso a uma rede eficiente, formada por vários órgãos de maneira articulada, com profissionais qualificados e ações planejadas”, afirma o promotor de Justiça do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente (CAOPCA- Curitiba), Murillo José Digiácomo.
O juiz da Vara da Infância de Toledo, Rodrigo Rodrigues Dias, disse que durante o processo de investigação e julgamento do agressor, a vítima fica muito exposta. “Em uma decisão judicial, a vítima é colocada em muitas formalidades, e tem que repetir a história para todos, fazendo ela relembrar do fato ocorrido. Devemos procurar uma proposta mais humanizada desse processo”, ressalta Dias.
A programação continua na sexta-feira, 18, com a entrega de materiais informativos em quatro pontos da cidade: das 8h30 às 10h30, no Largo São Vicente de Paulo, e das 14h às 15h30, em frente à Sadia, Prati Donaduzzi e Fiasul.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29