Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Seminário avalia aplicação de recursos do BID em Toledo

Será realizado nesta quinta-feira (17), no auditório da prefeitura de Toledo, das 8h15 às 17h, o seminário de encerramento do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável de Toledo. O evento vai servir para uma avaliação final das ações realizadas em Toledo com recursos do programa, que previu a aplicação de 14,7 milhões de dólares entre financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida municipal.

16/05/2012 - 13:29


O seminário servirá de subsídio para a elaboração do relatório final do programa. O Seminário estende-se durante todo o dia e deverá contar com a participação, além dos técnicos locais e do BID diretamente envolvidos, autoridades locais, presidentes de entidades, clubes de serviços, universidades, imprensa, moradores de regiões próximas contempladas com obras utilizando recursos do programa, auditores do Tribunal de Contas do Estado, entre outros representantes da sociedade civil organizada.
Também confirmaram presença no evento representantes das prefeituras de Cascavel, Maringá, Londrina e Paranaguá, que estão executando ou buscando financiamento com o BID para investimentos nos seus respectivos municípios. Toledo é considerado referência pelo BID na implantação do programa. A execução foi feita em três anos e meio, enquanto o prazo máximo era de quatro. “Conseguimos executar em um tempo menor, graças a agilidade na execução dos processos e boa gestão dos recursos públicos e de financiamento. As obras com recursos do BID foram concluídas em dezembro de 2011”, explica o coordenador local do programa e assessor Especial de Captação de Recursos, Luiz Alberto Cypriano.
O programa foi implantado em 2008 e previa a utilização 14,7 milhões de dólares para a realização de investimentos no município na área de meio ambiente (com a implantação e remodelação de parques e praças) mobilidade e transporte (reurbanização de vias e pavimentação rural), social (construção de escola e centro assistencial São Francisco, reforma e construção de ginásios esportivos) e institucional (cursos de gestão administrativa e investimentos em informática). Graças a agilidade no encaminhamento dos processos, o município conseguiu aplicar os recursos previstos em três anos e meio, seis meses antes do prazo final.
“O seminário é um momento para discutir com a sociedade organizada se as intervenções feitas com recursos do BID atingiram os objetivos propostos, destacar os aspectos positivos e negativos, os resultados alcançados e traçar novas metas para o futuro de Toledo com relação aos investimentos e próximos passos”, acrescentou Cypriano.
O seminário será aberto às 9h, com a presença de autoridades, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento e auditores do Tribunal de Contas do Estado. Pela manhã serão realizadas duas mesas de discussão com os temas programa de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável: concepção e execução e metodologias de avaliação de resultados. Na parte da tarde, a partir das 14h, gestão, fiscalização, supervisão e auditoria do programa e lições apreendidas, boas práticas, estudos e visão de futuro. A programação encerra às 17h com visitas às obras executadas com recursos do programa.
Entre as obras executadas com recursos do BID destacam-se a reurbanização da Praça Willy Barth, a implantação do Parque do Povo, a construção da escola municipal Ivo Welter, no Jardim Santa Clara IV, a construção do Centro Assistencial São Francisco, no bairro do mesmo nome, a reforma do ginásio de esportes Alcides Pan, hoje um dos mais modernos do estado, a construção do Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, com espaços específicos e adequados para as modalidades de ginástica rítmica, tênis de mesa e artes marciais, a reurbanização de vias e pavimentações rurais, início da implantação do Parque da Sanga Panambi, além de cursos na área de gestão e investimentos em informática.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29