Os Telecentros têm o objetivo promover a inclusão digital para a comunidade, através de espaços públicos, com atividades ligadas às tecnologias de informação e comunicação. Estes espaços são compostos por uma estrutura de informática, onde a comunidade poderá usufruir do espaço, gratuitamente, sendo orientadas pelos monitores-bolsistas.
Conforme o coordenador do Programa, em Toledo, Vilson Correia Machado, o monitor é a pessoa responsável pelo atendimento ao público no espaço do Telecentros.BR, auxiliando e propondo processos que permitam aos frequentadores fazer uso das tecnologias da informação e comunicação disponíveis de maneira articulada com o desenvolvimento da comunidade. “Serão selecionados sete monitores, onde eles serão os responsáveis pelas unidades. Cada um receberá uma bolsa auxílio para trabalhar 6 horas por dia ou 30 horas semanais”, explica. “A ideia do Programa é diminuir o índice de vulnerabilidade social, reduzindo a exclusão social, fornecendo desenvolvimento, econômico e social, para as comunidades atendidas”, destaca o coordenador. “Dispondo de um espaço de inclusão digital, gratuito, os jovens têm acesso à informática de uma maneira saudável, em espaços controlados pelos monitores treinados”, ressalta.
Em Toledo serão nove telecentros, sendo que dois destes – os que funcionarão na Secretaria de Segurança e Trânsito e em Vila Nova - deverão iniciar os atendimentos em breve. As unidades estão localizadas na Vila Pioneiro, no Centro de Referência Assistência Social (CRAS I), no CRAS II, do Jardim Europa, CRAS IV, do Jardim Panorama, no Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Naca), da Vila Paulista, no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi), da Vila Pioneiro e nas Unidades Administrativas de Novo Sarandi e Concórdia do Oeste.
De acordo com o Machado, os selecionados no processo serão chamados a partir de 6 de junho, podendo iniciar a monitoria no final deste mês.
Após este processo, eles participarão de uma capacitação de duas horas diárias, oferecida pela Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, do Ministério da Justiça. Os monitores participarão do Programa Telecentro.BR por durante um ano. “O curso incentivará o uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para alavancar transformações sociais na comunidade em que o monitor está inserido”, explica Machado, apontando que, além de disponibilizar um espaço gratuito para a população, o Telecentro é uma nova oportunidade de emprego aos monitores.
Telecentros.BR - O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR é uma ação do Governo Federal de apoio à implantação de novos espaços públicos e comunitários de inclusão digita.
São disponibilizados equipamentos de informática e mobiliário necessários ao funcionamento dos telecentros, serviços de conexão em banda larga à internet, assim como a formação e bolsas de auxílio financeiro para monitores atuarem como agentes de inclusão digital.
Os jovens monitores selecionados como bolsistas, de acordo com o coordenador, são fundamentais para estimular a participação da comunidade nos telecentros e fazer deles espaços de cidadania.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Inscrições para monitores do Telecentros.BR continuam abertas
Permanecem abertas até o próximo dia 23 as inscrições para a seleção dos monitores-bolsistas do Programa Telecentros.BR de Toledo. Jovens de 16 a 29 anos poderão se inscrever para ocupar uma das vagas distribuídas nas nove unidades que serão instaladas no município. Os selecionados receberão uma bolsa auxílio de R$ 382 cada. A ficha de cadastro está disponível no site da Prefeitura de Toledo: www.toledo.pr.gov.br, na guia “Monitor Bolsista”. O candidato, após imprimir e preencher o formulário, deve encaminhar o documento no setor de Protocolo da Prefeitura, junto com cópia do RG, CPF, histórico escolar e comprovante de endereço. As inscrições são gratuitas.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs