1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

OPINIÃO

Na Câmara de Vereadores: Papelaria fazendo poço?

O vereador Adriano Remonti fez uma declaração, na última sessão, no mínimo preocupante.  O vereador disse que ao acompanhar os contratos do município com alguns prestadores de serviço observou que uma papelaria da cidade que vendeu em um ano, segundo ele, quase R$ 500 mil, está executando serviços estranhos a natureza do negócio. “O detalhe é que a papelaria vendeu estátua, fez carrinho de ferro para creches e recentemente venceu uma licitação para fazer poço artesiano”. O mais estranho que diante de tal informação não houve (até o momento que a Casa acompanhou a Sessão), nenhum vereador da base se pronunciou, o que leva a crer que os mesmos não tem conhecimento do fato. Não cabe então, diante de tal desconhecimento, um pedido de informação ao executivo  assinado por  todos os vereadores, afinal são os fiscais do povo???

16/05/2012 - 18:40


Informação negada
Mais uma vez pedidos de informações foram reprovados na Câmara Municipal de Vereadores. A justificativa dos votos contrários é que as informações são políticas. Bem, só para lembrar aquela Casa de Leis é um fórum político e não um colégio de Freiras. Foi reprovado: Informações sobre as ações da Secretaria da Mulher, Informações sobre as esculturas instaladas e a instalar na cidade e informações sobre os investimentos e programas federais no município... 
Protesto
O pedido de informação reprovado sobre as ações da Secretaria das Mulheres foi um dos mais lamentados. O vereador Bisognin disse que os índices de violência física, sexual, moral e psicológica são alarmantes e que é um absurdo não se ter políticas públicas para atender estas demandas e lembrou o trabalho da advogada Simone Radovs, hoje assessora na Câmara, que já atuou na Secretaria no atendimento as mulheres. Bisognin elogiou Simone dizendo que na época existia algum trabalho.
Contradição
O vereador Rogério Massing  apensar de ter votado contra o pedido de informação, concordou com o Bisognin e ainda disse que quando e se for governo vai pedir  para Simone Radovs voltar para a Secretaria. Bom significa que, no mínimo, ele concorda que poderia ser melhor o trabalho. Massing é da base e sustenta o governo do PP há 8 anos, logo tem legitimidade para intervir! Ou não???
Blindaram a secretaria
Adriano Remonti, autor da indicação das mulheres e os aliados afirmaram que a base do governo blindou a secretaria da mulher, que além de ter orçamento menor do que o ano anterior, apesar do crescimento significativo do orçamento do município tem deixado a desejar nas políticas públicas.  Ademar Dorfschmidt falou do tapete vermelho estendido no centro da cidade na véspera do dia das mães. “O que a diante passar no tapete vermelho de dia e a noite quando precisar das políticas públicas em caso de violência, não tem a quem pedir socorro”.
Uma escapou
O pedido de informação sobre as escalas de trabalho da Guarda Municipal foi aprovada por um deslize. Quando se esperava que João Martins votasse favorável as informações o resultado da votação deu zebra: João Martins foi contra o pedido de informação, já o vereador Expedito Ferreira – o Gasolina deu o voto do empate e com o voto  favorável do presidente da Casa, o Pelanca, o pedido foi aprovado. A denúncia é de que as escalas estariam privilegiando alguns servidores em detrimento de outros.
Sou pré-candidato
O vereador Ademar Dorfschmidt afirmou na tribuna que os problemas apontados na sua prestação de contas eram erros técnicos e que o TSE julgou casos semelhantes ao seu e reconsiderou e acredita que em breve ele vai anunciar o resultado do seu processo e a comunidade terá convicção da sua pré-candidatura. Fritzen tentou alfinetar o peemedebista dizendo que o PP colocou assessores especializados a disposição de todos os candidatos e por isso o pessoal do seu grupo não teve problemas e sugeriu a Ademar que cobrasse o PMDB.  Ademar devolveu: “Se o PP deu toda essa assessoria eu imagino se não tivesse dado, porque o deputado Duílio teve suas contas aprovadas aos 45 minutos do segundo tempo”, retrucou Ademar Dorfschmidt.
Enquadraram o Poletto
Do jeito Gasolina de ser, o vereador Expedito Ferreira enquadrou o pré-candidato do grupo, o advogado da prefeitura, João Poletto a ir a Câmara Municipal. Segundo ele o advogado deve seguir o ritual já realizado por Derli Donin e José Schiavinato que buscaram seus vices no legislativo. “Está chegando as eleições e tem que aparecer alguém, mas quero dizer que tem reunir todos com um objetivo só, (será que o Gasolina não gostou da forma que está sendo feita a escolha), mas eu não posso deixar de dizer que o João Poletto tem que vir a Câmara fazer como o Derli e Schiavinato  fizeram. Poletto tem que vir e ir ao gabinete do Rogério Massing que é vereador de três mandatos e já foi presidente da Câmara, eu vejo que é por aí”.
Traição não
Gasolina defendeu a trajetória de lealdade do PSDB  ao PP. “Nestes 16 anos o PSDB foi fiel ao PP. Eu estou declarando que estou ao lado do Massing. O PSDB tem vários nomes bons, mas nesse momento o meu amigo Beeee... (ATO FALHO), meu amigo Rogério está na vez, porque ele sempre esteve lado a lado com o Schiavinato, com o grupo, neste momento não podem esquecer do Rogério. Hoje em dia está difícil achar companheiro sério, quando você acha que é companheiro ele traí você. E eu espero que nesta campanha o PSDB não seja traído. Eu vou trabalhar pelo Rogério”.
Fome desgraçada
Foi assim que João Martins interpretou a fala do colega Gasolina. “Foram oito anos do PSDB, oito anos do PP, que fome desgraçada pelo poder. Aqui oposição até vota com a situação, mas a situação não pode votar com a oposição.  Acho que tem que mudar o rumo um pouco... Ainda não tenho candidato a prefeito, mas em pouco dias anuncio”. Massing retrucou o colega: “Vai esperar as pesquisas João Martins”.
Que ventos te levam
O João Martins parece não saber quem é o seu candidato a prefeito, mas o seu partido sabe e já escolheu de que lado estará. Levando em consideração a Lei de fidelidade partidária resta ao João Martins enquadrar-se, afinal ele vive dizendo que é homem de partido. 
Parabéns ao PMDB
Gasolina foi muito simpático aos peemedebistas será que o tucano gostaria que o pré-candidato do grupo fosse escolhido como o da oposição, num Encontro aberto com mais de 700 pessoas? “Quero parabenizar o PMDB pelo encontro da última sexta-feira com a presença de muitos deputados, senadores... Não estive lá, mas me disseram que foi muito bom. Está se aproximando as eleições e os partidos tem que acompanhar, não adianta correr, o momento está se aproximando e os partidos tem que dar os seus pulos”.
Mais Parabéns
O Adelar Holsbach também parabenizou os peemedebistas pelo Encontro que trouxe o staff do PMDB nacional, como o presidente do partido Valdir Raupp o senador da república Sergio Souza, e representando o vice-presidente da República, Michel Temer, o seu assessor Rodrigo Rocha Loures, o ex-governador Orlando Pessuti e deputados federais e estaduais do PMDB. “O governo federal colocou como meta ganhar as eleições em oito municípios do Paraná e Toledo foi escolhida como uma delas. Isto era visto pelo tanto que o governo federal investiu em Toledo, e se o pré-candidato Beto for eleito este caminho estará aberto”.
Memória gigante
O ex-governador Orlando Pessuti é conhecido não só pela gentileza a qual trata as pessoas, mas também pela sua memória. Pessuti durante o encontro do PMDB mencionava cada canto do Paraná e os aliados que lá estavam, os quais fez questão de lembrá-los por algum feito. Em Toledo ele lembrou o empenho do Ademar Dorfschmidt em garantir para Toledo o IML e o Centro da Juventude. Obras autorizadas no governo do PMDB. Ele lembrou que para o Centro da Juventude o dinheiro para construção ficou depositado quando deixou o governo.
Café com vice-presidente
Os peemedebistas estavam de alma leve na última sessão. O vereador Bisognin aproveitou para lembrar a história do PMDB – o velho MDB que completou 46 anos de história política. E ainda comemorou o sucesso do encontro dizendo: Rocha Loures (do gabinete do Temer) convidou Beto Lunitti para ir a Brasília, conversar e tomar um café com o vice-presidente da República, Michel Temer. Não precisamos de intermediários em Brasília, nós temos o vice-presidente”.
Não vai ser mole
Que os peemedebistas fizeram straik na última sexta-feira, isso é inegável – casa cheia e o staff nacional em peso no pré-lançamento da pré-candidatura do empresário Beto Lunitti – a reação do grupo da prefeitura foi rápida, correram atrás do prejuízo, reunião de emergência e romaria nas rádios lançaram o pré-candidato e na sessão o líder do governo Luis Fritzen marcou posição sinalizando que o embate não será fácil e prometeu falar do passado – presente e futuro.
Projeto Popular
Segundo Massing a pedido da Igreja Católica ele anunciou um Projeto de iniciativa popular, o qual ele diz apoiar, que pede ao governo federal o investimento de 10% da renda bruta da União, no SUS. Bem este Projeto Massing disse que vai apoiar. Que bom, porque a experiência que a sociedade toledana tem com os Projetos de Iniciativa Popular no legislativo municipal não são nada positivas, haja vista o Projeto contra o nepotismo, desde 2006 na gaveta daquela Casa, com quase 5 mil assinaturas!
Qualidade do investimento
Os vereadores da base gabaram-se que o município investe 20,95% em saúde e por isso estariam fazendo sua parte. A questão é que hoje não basta investir tem que investir no lugar certo e na hora certa. O próprio secretário estadual de Saúde Michele disse em visita recente a Toledo se não investir em atenção básica, não tem dinheiro que chegue para financiar a saúde. E aí se concluí que no ritmo que vai, logo o investimento terá que ser 30% a 40%... No IDSUS – na avaliação da atenção básica, Toledo obteve a segunda pior avaliação entre os municípios da 20ª Regional e também do Estado. É preciso mais investimento sim, mas é preciso rever o que acontece com aquilo que já está sendo investido.
Mais praça
Aprovado o requerimento do vereador Rogério Massing (PSDB), que pede ao Executivo Municipal a construção da Praça do Gaúcho, aos moldes da Praça do Japão, Praça do Relógio... Que valorize símbolos gaúchos. 
Pedidos de socorro
Segundo o vereador Paulo dos Santos nos gabinetes chegam muitos encaminhamentos médicos sem solução. “eu separei um dos encaminhamentos de usuários do sistema de saúde que não conseguem ter universalidade, que não conseguem acessar a saúde pública aos seus mais básicos exames. Este caso que tenho nas mãos a senhora tem um cisto no olho e ela precisa fazer uma cirurgia, e ela protocolou o pedido dia 22 de outubro de 2010. Esta senhora foi a secretaria de saúde e disseram a ela que não tem a possibilidade de fazer a pequena cirurgia porque a clinica, a única clinica que tinha se descredenciou do SUS. Isso faz exatamente 24 meses, dois anos. Mas faz 19 meses que esta cidadã esta esperando e há 24 meses não tem o serviço, mas a Lei 8080 que diz que a saúde é Universal ela diz que tem que ter atendimento a saúde na sua integralidade. Se não tem o serviço nesta clinica compre o serviço em outra clínica onde for o caso, mas o serviço segunda a Lei precisa ser prestado ao cidadão”.
Saúde Universal
O vereador Paulo dos Santos usou o telão para mostrar uma foto de uma placa do município instalada próxima a obra do Hospital Regional. A placa dizia: “A saúde é universal para todos, cuide da sua – atividade 1000”. Claro que vereador ironizou o “universal para todos”, mas essa não era a preocupação principal, mas sim o simbolismo da coisa: Obra mil – todas as anteriores a era Schiavinato saíram da contagem, além é claro das demandas como desta senhora que não foram incluídas nos feitos contados.
Absurdo
O vereador Leoclides Bisognin relatou o caso de um senhor com câncer em tratamento na UOPECAN que necessita fazer um exame de sangue na véspera da aplicação de quimioterapia e por isso ele tem que ir a Cascavel no dia anterior, fazer o exame – pegar o resultado para levar a Cascavel no outro dia. “O sujeito tem câncer e se submeter a isso. O exame não pode ser feito aqui, porque se fizer só vai receber o resultado três dias depois, então não adianta. Nós temos que simplificar isso, não é possível que um exame de sangue, algo tão simples não possa ser feito aqui”.  E ainda dizem que tudo vai muito bem!!!
Fim do 14º e o 15º salário
Adelar Holsbach – o Pelanca comentou a aprovação do Projeto que acabou com o 14º e o 15º salário dos senadores. O Projeto era de autoria da senadora, hoje ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Pelanca disse sentir orgulho de ter votado na Gleisi e que são ações como esta que se começa moralizar a política. De carona Massing registrou que o tucano Waldir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa também encaminhou o fim do 14º salário na Alep.
Por Selma Becker

 

Sem nome %281144 x 250 px%29