As cascavelenses “É-Suke”, “Fruit Show”, “Sukão” e “Bicho da Goiaba” são algumas das equipes já inscritas, que encontraram uma maneira divertida de encarar o desafio de aprender a administrar um negócio. Ainda pegando “carona” no tema proposto, estão as equipes “Laranjas da Fronteira”, “As Frutíferas” e “Fruita”, de Foz do Iguaçu, que também prometem competir com inventividade no Desafio. Mas também é possível achar equipes como a “Morango do Nordeste S/A”, de Assis Chateaubriand; a “Suveja”, de Palotina; ou a “Los Economicos”, de Toledo.
“Acho que a escolha do nome é uma passo importante na hora de fazer a inscrição. Para nomear a nossa buscamos algo chamativo, que tivesse a ver com o tema e conosco”, comenta a estudante de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Medianeira, Andressa Carla Grosbelli. Assim surgiu a “Frutilicious”, uma mistura do tema da competição com a versão, na língua inglesa, de música cantada por Michel Teló, conterrâneo dos participantes da equipe.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, criatividade é um bom requisito diante das decisões a serem tomadas em uma empresa. “Criatividade é diretamente ligada à inovação. Com ideias criativas e estimulando a equipe e pensar diferente, é mais fácil chegar a soluções inovadoras dentro de uma empresa, para tomar decisões mais assertivas. E o jogo, além de estimular o empreendedorismo, ensina o jovem a tomar decisões, algo tão importante para quem quer se tornar empresário ou mesmo para quem quer encarar o mercado de trabalho em algum cargo de gerência, por exemplo”, destaca.
As inscrições para a edição 2012 do Desafio Sebrae podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 18, pelo site www.desafio.sebrae.com.br e confirmadas mediante o pagamento de uma taxa única de R$ 50. As equipes podem ter de dois a cinco participantes, sejam eles do mesmo curso, cidade ou universidade. “O importante é ter uma equipe que possa estar unida para a tomada de decisão, já que elas devem envolver as inúmeras e difíceis deliberações do dia a dia de um pequeno negócio”, enfatiza Durso.
Dinâmica
O Desafio Sebrae começa ainda em maio e terá cinco fases. As três primeiras virtuais e as duas últimas presenciais. Em outubro, serão conhecidos os campeões em cada estado e, em novembro, os vencedores vão se reunir em Salvador, na Bahia, para disputar a semifinal e a final do jogo. Cada equipe participante tem direito a nomear um professor orientador, que é escolhido pelos próprios alunos, antes do início das competições.
Ao todo, oito equipes chegam à final nacional e todos os integrantes dos oito grupos, inclusive os professores indicados pelos estudantes, ganham um iPad. Os alunos que chegarem a essa etapa também serão premiados com bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Já as três primeiras equipes, bem como seus professores indicados, ganharão um curso de inovação de cinco dias oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio Sebrae. A grande campeã nacional, com o professor indicado, fará também uma viagem a um centro de empreendedorismo no exterior e participará da final internacional com os finalistas dos países da América Latina.
Da Assessoria
GERAL
Inscrições ao Desafio Sebrae 2012 encerram nesta sexta-feira, dia 18
Estudantes do oeste do Paraná apostam no bom humor e na criatividade para disputar o Desafio Sebrae 2012, cujas inscrições terminam nesta sexta-feira, dia 18, e ainda podem ser feitas no www.desafio.sebrae.com.br. O jogo, criado para estimular o empreendedorismo em jovens universitários, simula, nesta edição, o dia a dia da gestão de uma pequena empresa, com o tema frutas tropicais. Partindo disso, algumas equipes já começam a se destacar no quesito criatividade.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs