A decisão foi tomada no sábado (12) e a greve foi aprovada sem voto contrário. A reunião contou com a presença de 60 representantes de 43 Ifes. No momento da votação, estavam presentes docentes de 36 instituições. Os docentes reivindicam a reestruturação da carreira - prevista em acordo firmado em 2011 e, segundo alegam, descumprido pelo governo federal.
A categoria pede carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35) e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.
A Andes deverá divulgar um balanço com as instituições que aderiram a greve neste início da tarde.
Da Agência Brasil
GERAL
Instituições de ensino superior declaram greve por tempo indeterminado
Os professores das instituições federais de ensino superior (Ifes) deflagraram greve por tempo indeterminado a partir de hoje (17), segundo anúncio do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).
Mais lidas
- 1Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 2Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 3Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 4Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para início da campanha no próximo sábado
- 5Educação que transforma: Faculdade Donaduzzi conquista selo nacional inédito no Oeste do Paraná
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária



