Durante a palestra foram discutidos assuntos como a pedofilia, tráfico de crianças, formas de prevenção, os sintomas e sinais de vítimas de violência e os cuidados que crianças e adolescentes devem possuir com a internet para não serem vítimas de aliciadores.
Segundo a assistente social dos Centros da Juventude, Madalena Lopes Vieira, a palestra tem o objetivo de mobilizar e conscientizar os adolescentes sobre a importância das medidas de prevenção contra o abuso e exploração. “É de extrema importância passar conhecimentos para os adolescentes, que normalmente são alvo de abusos e exploração. E nós, como sociedade, temos o dever de muni-los de informações, para que eles já identifiquem no começo sinais de aliciamentos e não sejam alvos dos agressores”, acrescenta Madalena.
De acordo com a psicóloga, Nadia Hild, essa troca de informações com os jovens e adolescentes é muito interessante para a formação humana deles. “Normalmente a ação de abuso e exploração é realizada por pessoas próximas as vítimas ou dentro da própria casa e o fato torna-se um muro de silêncio. A partir dessas informações que receberam saberão como proceder, caso ocorra um fato desses com eles, ou ajudar uma pessoa conhecida deles ”, acrescenta Nadia.
Para finalizar a programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nessa sexta-feira, 18, haverá distribuição de panfletos em quatro pontos da cidade: das 8h30 às 10h30, no Largo São Vicente de Paulo, e das 14h às 15h30, no Frigorífico da Sadia, Prati Donaduzzi e FIASUL.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Centros da Juventude realizam palestra de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Seguindo a programação de atividades da data alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 18 de maio, foi realizado na quinta-feira, 17, nos Centros da Juventude do Jardim América/Europa e do Jardim Coopagro, uma palestra sobre o tema. A programação foi destinada aos adolescentes, jovens e profissionais que participam dos Centros da Juventude. A palestra foi ministrada pela psicóloga, Nadia Hild, e pela assistente social, Madalena Lopes Vieira, que fazem parte da equipe técnica da Secretaria da Juventude.
Mais lidas
- 1No Paraná, BB renegocia mais de R$ 700 milhões em dívidas no âmbito do Desenrola
- 2Agosto Dourado: Hoesp reforça a importância da doação de leite materno para recém-nascidos
- 3Sicredi Progresso completa 45 anos com forte expansão e impacto nas regiões de atuação
- 4Justiça Eleitoral altera local de votação para 12 seções em Toledo
- 5Sicredi Progresso chega aos 45 anos com crescimento, proximidade e impacto social
Últimas notícias
- 1Cultura: um ano de Fábrica do Hip Hop
- 2Ideb da rede municipal de Toledo atinge 6,9 e bate recorde histórico
- 3Sicredi Progresso realiza Encontro Semestral online
- 4Prefeitura abre processo seletivo para estagiários de níveis técnico e superior
- 5Sesc PR lança 11ª edição de coletânea de contos com autores paranaenses




