Durante a palestra foram discutidos assuntos como a pedofilia, tráfico de crianças, formas de prevenção, os sintomas e sinais de vítimas de violência e os cuidados que crianças e adolescentes devem possuir com a internet para não serem vítimas de aliciadores.
Segundo a assistente social dos Centros da Juventude, Madalena Lopes Vieira, a palestra tem o objetivo de mobilizar e conscientizar os adolescentes sobre a importância das medidas de prevenção contra o abuso e exploração. “É de extrema importância passar conhecimentos para os adolescentes, que normalmente são alvo de abusos e exploração. E nós, como sociedade, temos o dever de muni-los de informações, para que eles já identifiquem no começo sinais de aliciamentos e não sejam alvos dos agressores”, acrescenta Madalena.
De acordo com a psicóloga, Nadia Hild, essa troca de informações com os jovens e adolescentes é muito interessante para a formação humana deles. “Normalmente a ação de abuso e exploração é realizada por pessoas próximas as vítimas ou dentro da própria casa e o fato torna-se um muro de silêncio. A partir dessas informações que receberam saberão como proceder, caso ocorra um fato desses com eles, ou ajudar uma pessoa conhecida deles ”, acrescenta Nadia.
Para finalizar a programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nessa sexta-feira, 18, haverá distribuição de panfletos em quatro pontos da cidade: das 8h30 às 10h30, no Largo São Vicente de Paulo, e das 14h às 15h30, no Frigorífico da Sadia, Prati Donaduzzi e FIASUL.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Centros da Juventude realizam palestra de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Seguindo a programação de atividades da data alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 18 de maio, foi realizado na quinta-feira, 17, nos Centros da Juventude do Jardim América/Europa e do Jardim Coopagro, uma palestra sobre o tema. A programação foi destinada aos adolescentes, jovens e profissionais que participam dos Centros da Juventude. A palestra foi ministrada pela psicóloga, Nadia Hild, e pela assistente social, Madalena Lopes Vieira, que fazem parte da equipe técnica da Secretaria da Juventude.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs