1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Seminário do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável atende a uma exigência do BID

Atendendo a uma exigência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o município realizou o Seminário de encerramento das atividades do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável de Toledo. O BID financiou US$ 14,7 milhões juntamente com a contrapartida do município. O empréstimo teve o objetivo de financiar obras como a reurbanização da Praça Willy Barth e a implantação do Parque do Povo, entre outras. O chefe da equipe do BID, Jason Hobbs, que o seminário é uma ferramenta para elaborar o relatório final do programa, no qual se discute os pontos positivos e negativos durante o andamento do Programa. 

17/05/2012 - 18:12


Hobbs destacou que na etapa final do Programa é fundamental a participação das pessoas que estiveram envolvidas com o projeto. “O Seminário prevê uma contribuição do público para a elaboração do relatório final, o qual deve apresentar suas perspectivas e avaliar o Programa. Alguns relatórios foram publicados anteriormente, mas tinham como objetivos medir os impactos e os resultados alcançados. Em sua totalidade os objetivos foram atingidos. O Seminário é um procedimento de controle e disseminação do que foi desenvolvido na Prefeitura”.

O coordenador local do programa e assessor Especial de Captação de Recursos, Luiz Alberto Cypriano, salientou que o Programa começou a ser pensado em 2006, no entanto, sua execução teve início em 2008 e foi encerrado no final do ano passado. “Hoje nós debatemos os resultados do Programa, se ele atingiu as metas previstas em sua constituição, discutiu os benefícios ou algo que não deu certo durante este período que possa se tornar experiência para que não aconteça em outro programa e os pontos positivos que sejam replicados em outros Municípios”.

Com relação ao pagamento do Programa, Cypriano afirmou que o contrato possui cinco aos de carência e será pago em 20 anos, começando em 2013. “Tudo está previsto. Nós fizemos uma série de estudos anteriores a assinatura do contrato e o assinamos porque víamos a tranquilidade. Em 2005, a dívida em relação a sua arrecadação estava em 24%. Hoje posso afirmar que está em 17%. O índice diminui devido o Município realizar o pagamento de outras dívidas e a arrecadação de Toledo ter tido um aumento”, justifica.

Obras

Entre as obras executadas com recursos do BID destacam-se a reurbanização da Praça Willy Barth, a implantação do Parque do Povo, a construção da escola municipal Ivo Welter, no Jardim Santa Clara IV, a construção do Centro Assistencial São Francisco, no bairro do mesmo nome, a reforma do ginásio de esportes Alcides Pan, a construção do Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, a reurbanização de vias e pavimentações rurais, início da implantação do Parque da Sanga Panambi, além de cursos na área de gestão e investimentos em informática.


Graciela Souza com informações da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29