Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Protetor solar é um produto que deve ser usado diariamente, diz Welp

O verão chegou e com ele aumenta a exposição a radiação solar, o dermatologista, Silvan Carlos Welp, em entrevista à Casa de Notícias, fala dos cuidados que devemos ter com a intensidade da radiação que aumenta a cada ano e se tornou uma necessidade o uso do protetor solar.

24/12/2010 - 09:56


Horários

Segundo o dermatologista, atualmente, estima-se que os horários em que os raios solares mais agride a pele é a partir das 10h até às 16h. No entanto, ele aconselha utilizar o protetor solar nos seguintes horários: 7h, 10h, 13h e 16h. “É preciso lembrar que os filtros solares não são absolutos, pois não há um filtro que consiga proteger a pele 100% da radiação. A proteção é entre 95% a 97% aproximadamente, dependendo do número de fator proteção. Na nossa região se faz necessário o uso do protetor solar, pois são pessoas de pele muito claro e, com isso, o nível de proteção natural é menor”.

Classificação

Welp explica que a classificação de pele varia de 1 a 6, onde 6 é o paciente negro e o 1 é o paciente muito claro. “A radiação é um fator que mais envelhece a pele, portanto por si só, quem não quer envelhecer deveria gastar em protetor solar. Apesar de alguns protetores solares terem um preço elevado é uma tentativa que com o aumento do consumo o preço do protetor solar venha a ser mais acessível”. O profissional acrescenta que é preciso usar o produto desde criança, pois o sol tem um efeito acumulado. “A maioria das pessoas que vem ao consultório e apresentam lesões, elas precisariam usar no mínimo um fator 30, nos horários piores que seriam 10h e 13h”.

 

Lesões

 

O dermatologista com que chegou em Toledo na década de 80 lembra que naquela época, o número de pessoas com lesões na pele era maior que atualmente. “A consciência está ficando melhor. Antigamente as lesões eram do tamanho de um ovo de galinha. As lesões de pele normalmente não doem, não cicatrizam e sangram pouco. Atualmente, o quadro é diferente. Os pacientes vêem com uma lesão em média de 1 cm, são consideradas pequenas e curáveis. Algo que vai continuar valendo é quando desconfiar de um câncer de pele, procure um médico, porque a chance de ser um câncer de pele é bastante grande e ele quando diagnosticado no início  tem cura”.

Sem nome %281144 x 250 px%29