“Tivemos algumas desistências no meio do caminho, mas ainda assim é um volume muito bom de casais. Com estes números, chegamos a 936 casamentos nestes oito anos do programa”, comenta a secretária de Atendimento à Mulher, Mareli Vanzzo Donin. “Para nós é uma satisfação muito grande poder ajudar a realizar o sonho destes casais”, completa.
A regularização do casamento civil é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria de Atendimento à Mulher, visando dar mais cidadania às pessoas. Com a documentação em dia, as famílias têm acesso a planos de saúde, entre outros benefícios, além de estar com a sua situação civil devidamente regularizada. O casamento, acrescenta Mareli, também serve para o fortalecimento das famílias, reforçando o amor que os une.
A programação será semelhante aos anos anteriores, com uma apresentação musical especial aos noivos no início da cerimônia, coquetel e bolo de casamento. Os casais serão divididos em pequenos grupos para a realização do casamento. “O bolo foi instituído no ano passado e teve uma excelente aceitação. Ele será mantido, pois o bolo é um dos símbolos do casamento”, acrescenta Simone Ferrari, da Secretaria de Atendimento à Mulher.
Segundo ela, a participação neste ano foi um pouco atípica, com muitos casais indecisos. “Tivemos cerca de 20 casais que desistiram no meio do caminho”, explica ela. Entre os casais, a maioria é de meia idade que já tinha uma vida em comum e que estão realizando agora o sonho do casamento. Geralmente por razões econômicas, tendo em vistas as despesas com cartório e confraternização, muitos adiavam a cerimônia, que agora, através deste programa da secretaria, poderá ser viabilizado.
O projeto atende casais com renda mensal de até dois salários mínimos. Eles devem inscrever-se na Secretaria e apresentar os documentos solicitados, dentro do prazo previsto. Com o programa, o casal é isento de taxas, reduzindo assim as suas despesas. Mesmo com um número menor de inscritos em relação aos anos anteriores, a expectativa é de casa cheia no sábado à tarde. “Nos anos anteriores, em função do espaço no Teatro Municipal, tínhamos que limitar os convidados. Neste ano foi liberado”, explica Simone. Com isso, deverá ser maior o número de familiares e amigos dos casais participando do evento.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Casamento civil comunitário une 73 casais neste sábado em Toledo
Ao todo, 73 casais de Toledo, oficializam neste sábado, 19, no mês das noivas, a sua união matrimonial. Será no 8º casamento civil comunitário, uma iniciativa da Secretaria de Atendimento à Mulher, que beneficia casais do município com renda familiar de até dois salários mínimos. A cerimônia será realizada às 15h30, no Teatro Municipal de Toledo.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica