“Tivemos algumas desistências no meio do caminho, mas ainda assim é um volume muito bom de casais. Com estes números, chegamos a 936 casamentos nestes oito anos do programa”, comenta a secretária de Atendimento à Mulher, Mareli Vanzzo Donin. “Para nós é uma satisfação muito grande poder ajudar a realizar o sonho destes casais”, completa.
A regularização do casamento civil é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria de Atendimento à Mulher, visando dar mais cidadania às pessoas. Com a documentação em dia, as famílias têm acesso a planos de saúde, entre outros benefícios, além de estar com a sua situação civil devidamente regularizada. O casamento, acrescenta Mareli, também serve para o fortalecimento das famílias, reforçando o amor que os une.
A programação será semelhante aos anos anteriores, com uma apresentação musical especial aos noivos no início da cerimônia, coquetel e bolo de casamento. Os casais serão divididos em pequenos grupos para a realização do casamento. “O bolo foi instituído no ano passado e teve uma excelente aceitação. Ele será mantido, pois o bolo é um dos símbolos do casamento”, acrescenta Simone Ferrari, da Secretaria de Atendimento à Mulher.
Segundo ela, a participação neste ano foi um pouco atípica, com muitos casais indecisos. “Tivemos cerca de 20 casais que desistiram no meio do caminho”, explica ela. Entre os casais, a maioria é de meia idade que já tinha uma vida em comum e que estão realizando agora o sonho do casamento. Geralmente por razões econômicas, tendo em vistas as despesas com cartório e confraternização, muitos adiavam a cerimônia, que agora, através deste programa da secretaria, poderá ser viabilizado.
O projeto atende casais com renda mensal de até dois salários mínimos. Eles devem inscrever-se na Secretaria e apresentar os documentos solicitados, dentro do prazo previsto. Com o programa, o casal é isento de taxas, reduzindo assim as suas despesas. Mesmo com um número menor de inscritos em relação aos anos anteriores, a expectativa é de casa cheia no sábado à tarde. “Nos anos anteriores, em função do espaço no Teatro Municipal, tínhamos que limitar os convidados. Neste ano foi liberado”, explica Simone. Com isso, deverá ser maior o número de familiares e amigos dos casais participando do evento.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Casamento civil comunitário une 73 casais neste sábado em Toledo
Ao todo, 73 casais de Toledo, oficializam neste sábado, 19, no mês das noivas, a sua união matrimonial. Será no 8º casamento civil comunitário, uma iniciativa da Secretaria de Atendimento à Mulher, que beneficia casais do município com renda familiar de até dois salários mínimos. A cerimônia será realizada às 15h30, no Teatro Municipal de Toledo.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs