A comunidade acadêmica esteve reunida, entre os dias 16, 17 e 18, participando de mesas redondas, palestras, oficinas e exibição de pôsteres, além de apresentações culturais. Foram 29 mesas temáticas, totalizando 139 trabalhos mostrados em oito áreas sendo uma em Comunicação e Cultura, duas em Direitos Humanos, 12 em Educação, duas em Meio Ambiente; oito em Saúde, duas em Tecnologia e Produção e mais duas em Trabalho.
Além disso, 103 pôsteres em sete áreas, 18 oficinas, com a participação de 487 pessoas, 21 estandes e outras 15 atividades culturais, entre mostra de curtas-metragens, feiras de produtos orgânicos e artesanais, e apresentações artístico-culturais. Todos os trabalhos foram produzidos por acadêmicos e professores dos cinco campi da Unioeste, que envolve Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Candido Rondon e Cascavel.
De acordo com a sub-coordenadora do SEU, Erosania Lisbôa “o evento manteve os resultados já alcançados, ampliando as atividades culturais e as avaliações”. Ela destaca ainda que neste ano serão avaliados, além de trabalhos individuais e oficinas, mesas temáticas e pôsteres por meio de formulários específicos, que serão analisados. Desse modo, os resultados serão utilizados pela Pró-Reitoria de Extensão para aprimorar a próxima edição e as políticas de extensão da Unioeste. O 13º SEU será realizado no Campus de Foz do Iguaçu.
Regional Sul
Os trabalhos apresentados durante o SEU serão agora selecionados por uma comissão, em reunião já marcada para o próximo dia 29. Os melhores trabalhos selecionados participam do Seminário de Extensão Universitária da Regional Sul (Seurs), que ocorre na cidade de Rio Grande, RS, entre os dias 3 e 5 de setembro próximo, na Fundação Universidade do Rio Grande (FURG).
Para se filtrar os melhores trabalhos dos campi é constituída uma comissão de avaliadores, formada por um representante de cada campi, professores extensionistas e convidados especiais do campus que sedia o seminário. Neste ano, serão escolhidos 20 trabalhos, sendo 16 comunicações orais, três oficinas e um mini curso. O pró-reitor de Extensão, Gilmar Baumgartner, explica como é feito o processo de avaliação: “inicialmente a comissão analisa o trabalho escrito, depois assiste sua apresentação e faz a pontuação. Por fim é realizada uma reunião de avaliação de todos os trabalhos”.
O pró-reitor destaca ainda que os projetos de extensão num todo, desenvolvidos pela Unioeste, “objetivam o atendimento a comunidade externa e contribuem com a participação da Universidade em problemas comunitários”. Ele observa também que, “além de beneficiar a comunidade, os alunos conseguem aprimorar na prática o conhecimento aprendido em sala de aula e levá-los como experiência de vida profissional”.
Da Assessoria
GERAL
Trabalhos do SEU serão mostrados em Seminário da Regional Sul
Durante três dias cerca de duas mil pessoas participaram de dezenas de atividades desenvolvidas no 12º Seminário de Extensão (SEU), sediado pelo Campus de Cascavel em promoção da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O encerramento, na tarde desta última sexta-feira, 18, teve ainda apresentação do grupo de danças folclóricas alemãs, do Campus de Rondon.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


