1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Maquete demonstra o tratamento de efluentes

O Instituto Água Viva (IAV) participa pela primeira vez da 10ª Expo Toledo e da 5ª Internacional, no período de 8 a 12 de outubro, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Uma maquete de 2,20m por 1,37m está sendo construída no estande do IAV, localizado no pavilhão da piscicultura, com objetivo de demonstrar o tratamento de efluentes e mata ciliar.

06/10/2010 - 12:59


Os efluentes da piscicultura, segundo o presidente Arcangelo Signor, gera uma alta carga metabólica em função dos nutrientes disponíveis na água. A legislação não permite que esta água seja lançada no rio e exige o tratamento de efluentes, porém os produtores não têm o conhecimento de como realizar este processo.

"A maquete demonstra como fazer este tratamento na propriedade e a reutilização da água para irrigação em hortaliças, pomares ou até no cultivo dos peixes. Na maquete também estará exposta a questão da mata ciliar, e desvio de água, que hoje é uma preocupação ambiental e os órgãos públicos atuam bastante nesta função”, explica Signor.

O Instituto Água Viva ainda vai expor o cultivo e dados de produção de peixes em tanque-redes, com a exposição das espécies: tilápia, pacu e pintado e os produtos confeccionados no projeto 'Curtimento Ecológico de Peles de Peixes', em parceria com o Grupo de Estudo de Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),

"A equipe técnica do Instituto formada por engenheiros de pesca, agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários e nutricionistas vão estar a disposição para possíveis dúvidas dos visitantes", afirma

Uma despolpadeira, conforme Signor, vai estar exposta no estante e a equipe vai demonstrar a utilização deste equipamento.

"Exemplo, o filé de tilápia é o carro-chefe de produção em Toledo e na região, mas ainda sobra carne entre as espinhas e o equipamento faz esta separação, conhecida como Carne Mecanicamente Separada (CMS). Com esta carne as nutricionistas elaboram vários produtos processados, que estão presentes na exposição", relata.

 

Palestra

 

No sábado (09), o Instituto Água Viva e demais parceiros promovem um circuito de palestras no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico (ver programação). As inscrições são realizadas no local e participam os interessados pelos assuntos.

 

Programação

14h. Palestra: Aproveitamento de Resíduos

Palestrante: Fabiana Dieterich - Doutoranda CAUNESP

 14h40. Palestra: Nutrição de Tilápias em tanques rede

Palestrante: Dr. Giovani S. Gonçalves - Instituto de Pesca - SP

 15h20. Palestra: Qualidade de Água na Piscicultura

Palestrante: Alexandre A. O. Santos - Doutorando CAUNESP

 16h. Palestra: Certificação para conformidade do Modelo Emater - PR de produção semi-intensiva de tilápias em unidades familiares na região Oeste do Paraná

Palestrante: Gelson Hein - Instituto Emater - PR

 16h40. Coffee break com Produtos a base de peixe

 17h Demonstração de funcionamento da despolpadeira


Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29