O coordenador do cartão SUS em Toledo, Luis Carlos de Oliveira, explicou que o aumento da emissão dos cartões aconteceu devido os clientes dos planos de saúde também terem a necessidade de informar o número do cartão durante o atendimento. No entanto, ele salientou que neste mês (maio) deve haver uma diminuição na emissão dos cartões. De acordo com o Ministério da Saúde o objetivo é monitorar o histórico de quem passa pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, vai facilitar para o governo federal cobrar as despesas do SUS com atendimentos de segurados de planos privados.
A Secretaria de Saúde de Toledo emitiu em janeiro deste ano 1.575 cartões. No segundo mês do ano foram 1.716. Em março houve um aumento de aproximadamente 36%, totalizando 2.340 e, por último em abril foram cadastrados 2.722 cartões. Se comparar o primeiro mês do ano com abril, o aumento foi em média de 72%. Neste mês, a Secretaria ainda não fechou os índices, mas Oliveira acredita que irá diminuir o total. “Em maio, a procura está menor. Antes o atendimento era maior que 100 por dia. Agora esta média está menor”.
As operadoras dos planos de saúde têm até dia 05 de junho deste ano para cadastrar os usuários não identificados e informar os números do cartão. De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que não tiverem o Cartão de Saúde não serão impedidas de receber atendimento em qualquer estabelecimento público de saúde. A meta do Ministério é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até 2014.
Cartão
Para solicitar o cartão, de acordo com Oliveira, o cidadão deve comparecer na Secretaria de Saúde de Toledo com os seguintes documentos: original e cópia do documento de identidade e CPF, título de eleitor além do comprovante de residência. Para fazer o cartão dos filhos menores, é preciso levar também original e cópia da certidão de nascimento dos filhos. O horário de atendimento é das 7h às 13h e das 13h30 às 17h30.
SAÚDE
Mais de 8 mil cartões SUS foram emitidos nos quatro primeiros meses de 2012 em Toledo
Desde março, qualquer pessoa deve ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A regra também vale para o cidadão que possui plano de saúde ou realizam consultas e outros procedimentos de forma particular. A informação está na Portaria Nº 763, de 20 de julho de 2011, do Ministério da Saúde. Até abril deste ano, a Secretaria de Saúde de Toledo já emitiu 8.353 cartões. Em 2011 – durante todo o ano – foram impressos 11.124 cartões.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs