“A ideia é que a pessoa tenha um site com informações sobre os cursos e as ofertas de vagas e que ele possa fazer sua inscrição num dos cursos oferecidos”, disse Oliveira, em audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.
De acordo com o secretário, as instituições de ensino federais e o Sistema S, atualmente, são os responsáveis por captar os alunos. A meta para esse ano é criar 500 mil vagas em cursos técnicos e 1,1 milhão de vagas em cursos de formação continuada. Até 2014, a meta é 8 milhões de vagas nesses cursos.
O coordenador do Programa Seguro-Desemprego do Ministério do Trabalho, Márcio Alves Borges, que também participou da audiência pública, disse que há pouco mais de 1,2 mil matrículas em cursos de qualificação profissional a pessoas que foram procurar seguro-desemprego pela terceira vez.
No ano passado, a lei de concessão do seguro-desemprego foi alterada para que trabalhadores que necessitem de acesso ao benefício por três vezes em dez anos sejam encaminhados para cursos que permitam requalificar a formação.
Borges explicou que foi feito um projeto piloto em João Pessoa e em Campina Grande, ambas na Paraíba, para que profissionais na situação descrita acima fossem encaminhados para cursos de formação. A experiência acabou sendo levadas para outros cinco estados.
“Os trabalhadores que procuram o seguro-desemprego são justamente aqueles que mais precisam de formação profissional. Estamos integrando a política de seguro-desemprego para dar oportunidade aos trabalhadores de retornar ao mercado de trabalho por meio de intermediação e de formação profissional”, disse.
Da Agência Brasil
EDUCAÇÃO
Secretário do MEC defende inscrição no sistema de ensino técnico por meio da internet
O secretário de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marco Antonio de Oliveira, disse hoje (21) que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) precisa criar um site que ofereça cadastro e inscrição dos alunos pela internet, facilitando o acesso dos interessados às informações do sistema.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


