O evento reúne grupos ligados à indústria, tecnologia, pesquisa e ensino, visando troca de experiência e informação dos alunos com os profissionais destas áreas. Este tipo de encontro visa proporcionar aos alunos aprimoramento e aprendizagem sobre temas muitas vezes não abordados na graduação. A discussão de temas importantes contribui para o aperfeiçoamento dos acadêmicos que serão os novos profissionais no mercado de trabalho.
Programação
Na programação do Encitec estão previstos: minicursos com duração de 4h abordando temas educacionais, científicos e tecnológicos; palestras de profissionais e pesquisadores de reconhecida competência da área da indústria, pesquisa e ensino universitário; duas atividades artísticas que vão abrir e fechar o evento; e apresentação de trabalhos científicos.
Como abrange duas instituições, o evento foi descentralizado e, assim, as palestras e eventos culturais estão sendo desenvolvidos no mini-auditório da Unioeste, e os minicursos são ministrados nas dependências da UTFPR. Outras informações sobre a programação poderão ser obtidas no endereço: http://www2.td.utfpr.edu.br/encitec/.
Parceria
A Semana foi organizada pelos cursos de Tecnologia em Processos Químicos da UTFPR e pelo curso de Química da Unioeste. Segundo a professora coordenadora do evento, Josiane Caetano Dragunski, o Encitec busca enriquecer o estudo dos alunos.
Já o professor Gilberto da Cunha Gonçalves destaca a relevância do evento, promovido por duas instituições de ensino superior. Ele diz que esta parceria é possível porque existe uma proximidade de conteúdos nestes cursos. “São áreas afins”, declara Gilberto.
Segundo a professora Josiane a Semana Acadêmica está contando também com a participação de alunos de outras faculdades, como Universidade Paranaense (Unipar), Pontifícia Universidade Católica (PUC) e também pelos campi de Marechal Cândido Rondon, da Unioeste e de Pato Branco, da UTFPR.
Apoio
Para organizar o evento os professores contaram com o apoio de alguns graduandos, tendo sido formada uma comissão organizadora que ajudou a planejar o Encitec. No Campus da Unioeste colaboraram os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) e na UTFPR os líderes do Centro Acadêmico em Tecnologias e Processos Químicos ajudaram na Semana Acadêmica.
A estudante Maristela Pietrobom diz que participar da organização deste evento é um complemento dos estudos. “A gente aprende a trabalhar em grupo, isso faz com que fiquemos mais humanos, é uma aprendizagem melhor”, declara a estudante.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Toledo sedia encontro de Ciência e Tecnologias Químicas
Palestra e atividade artística marcaram o início das atividades do 2º Encontro de Ciência e Tecnologias Químicas (Encitec), resultado da junção da Semana Acadêmica de Tecnologia em Processos Químicos e a Semana Acadêmica de Química, das universidades Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), ambas dos campi de Toledo. O encontro tem como tema “Química: tecnologia, ensino e inovação”. A programação foi iniciada às 19h de ontem (22) com a palestra "Ação Vasodilatadora, bactericida e anti-trombogênica de poliéster polinitrosado", com Regiane da Silva Gonzalez.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs