A abertura da assembleia será na quinta (24), às 19h, no Kattamaran, com um jantar e apresentações artísticas. Na sexta (25), a partir das 9h, no PTI, os 45 prefeitos que já confirmaram presença se reúnem para o encontro. O comandante do Batalhão de Fronteira, Erich Wagner Osternack, fará uma explanação sobre a “Segurança Pública no Oeste”. Na sequência será aberta a discussão do transporte escolar da rede estadual feita pelos municípios e as medidas que os prefeitos poderão adotar.
Também serão apresentadas propostas de parceria com o Sebrae para a realização de ações de desenvolvimento no setor industrial. Encerrando as atividades no período da manhã, volta a ser discutido o tema educação sobre os cursos de ensino superior.
A assembleia será retomada às 14h, com a assinatura do convênio entre Amop, Itaipu e PTI, para a instalação de uma sala, no Parque Tecnológico Itaipu, para atendimento aos prefeitos. Será um espaço bastante utilizado, já que a Itaipu tem trabalhado muitas parcerias com os municípios do oeste.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, também participará do encontro e falará sobre os investimentos em estradas no Oeste do Paraná. Outro secretário do governo do estado que estará presente, é o do Turismo, Faissal Saleh, que debaterá sobre o núcleo regional de fronteira. Já o coordenador da regional sul do Ministério de Relações Institucionais, Nelson Brum Motta, terá como tema “restos a pagar do governo federal”.
O encerramento desse encontro ocorrerá às 20h, com um show de luzes. A Amop promove mensalmente as assembleias ordinárias, algumas descentralizadas, como esta que ocorrerá em Foz do Iguaçu. A entidade é formada por 52 municípios, que inclui cidades de médio porte como Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon. No oeste a cidade limite é Foz do Iguaçu, à leste, Diamante do Sul; à norte, Guaíra e Terra Roxa; ao Sul, Três Barras do Paraná e Capitão Leônidas Marques. O atual presidente da Amop é o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato.
Da Assessoria
Amop promove assembleia em Foz com representantes de ministérios
Os prefeitos e prefeitas da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) participam nesta quinta e sexta (24 e 25), no PTI - Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, da 5ª Assembleia Geral Ordinária da entidade. A pauta de discussões é extensa e traz como destaque o transporte escolar dos alunos da rede estadual que é feita pelos municípios e estes não vem recebendo o repasse de recursos do governo do estado pela realização do serviço. Esse atraso no pagamento gerou polêmica, principalmente em Foz do Iguaçu, onde durante quase dez dias o transporte dos estudantes ficou suspenso.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica