O major destacou que apesar da vinda destes soldados ainda é necessário manter um contato com o comando geral da corporação para que esta quantidade de soldados seja ampliada. “O próximo concurso será aberto no final do ano e, pretendemos que sejam designados novos policiais para Toledo. A nossa capacidade de formação é no máximo 60 policiais”.
Para ele, é mais estratégico ter uma sequência de soldados participando da escola de formação do que simplesmente receber uma quantidade de futuros policais como observamos em diversos municípios do Paraná. “Algumas cidades não possuem capacidade logística para ampará-los. Nós estamos com 50 e vamos formar com qualidade. Temos uma estrutura capaz de mantê-los e teremos bons policiais”.
Ao ser questionado sobre a defasagem de policiais militares em Toledo, o major comentou que este problema se repete em outros Municípios e, inclusive, o Governador Beto Richa reconhece isto como sendo um dos problemas de segurança pública no Paraná. “É notória que a corporação precisa evoluir neste quesito, mas é passo a passo. Primeiramente é preciso primar pela qualidade da formação para termos bons policiais atuando com a comunidade. Nós conseguimos manter o atendimento das ocorrências e as operações militares através dos grupos. Se tivermos mais segurança teremos para oferecer a sociedade”.
Falta de efetivo ainda é uma das principais carências na segurança pública
Atualmente, uma das principais carências na área de segurança pública é a falta de efetivo policial para atender as demandas dos Municípios. O major Leonel José Beserra, do 19º BPM de Toledo, concorda que exista esta defasagem, no entanto, algumas conquistas estão sendo realizadas gradativamente. Um exemplo citado por Beserra é a vinda de 51 alunos para Toledo para participarem do 3º curso de Formação de Soldados Policiais Militares da Unidade. Em diversos assuntos aprendidos pelos soldados destacam-se direitos humanos e cidadania, direito penal, primeiros socorros.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica