O major destacou que apesar da vinda destes soldados ainda é necessário manter um contato com o comando geral da corporação para que esta quantidade de soldados seja ampliada. “O próximo concurso será aberto no final do ano e, pretendemos que sejam designados novos policiais para Toledo. A nossa capacidade de formação é no máximo 60 policiais”.
Para ele, é mais estratégico ter uma sequência de soldados participando da escola de formação do que simplesmente receber uma quantidade de futuros policais como observamos em diversos municípios do Paraná. “Algumas cidades não possuem capacidade logística para ampará-los. Nós estamos com 50 e vamos formar com qualidade. Temos uma estrutura capaz de mantê-los e teremos bons policiais”.
Ao ser questionado sobre a defasagem de policiais militares em Toledo, o major comentou que este problema se repete em outros Municípios e, inclusive, o Governador Beto Richa reconhece isto como sendo um dos problemas de segurança pública no Paraná. “É notória que a corporação precisa evoluir neste quesito, mas é passo a passo. Primeiramente é preciso primar pela qualidade da formação para termos bons policiais atuando com a comunidade. Nós conseguimos manter o atendimento das ocorrências e as operações militares através dos grupos. Se tivermos mais segurança teremos para oferecer a sociedade”.
Falta de efetivo ainda é uma das principais carências na segurança pública
Atualmente, uma das principais carências na área de segurança pública é a falta de efetivo policial para atender as demandas dos Municípios. O major Leonel José Beserra, do 19º BPM de Toledo, concorda que exista esta defasagem, no entanto, algumas conquistas estão sendo realizadas gradativamente. Um exemplo citado por Beserra é a vinda de 51 alunos para Toledo para participarem do 3º curso de Formação de Soldados Policiais Militares da Unidade. Em diversos assuntos aprendidos pelos soldados destacam-se direitos humanos e cidadania, direito penal, primeiros socorros.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs