Entre as medidas anunciadas pela presidente Dilma Roussef, estão a redução do IPI para veículos (para zero no caso dos carros de mil cilindradas); a redução do IOF para operações de crédito de pessoa física; redução de juros para investimentos.
Essas medidas vêm se somar às várias adotadas desde o começo da presente crise financeira internacional, sempre no sentido de injetar dinheiro na economia e reduzir os custos dos investimentos.
“O Brasil desmentiu e segue desmentindo o axioma segundo o qual a redução do papel do Estado é condição para a redução dos custos e para o desenvolvimento”, disse o líder da Oposição.
Welter comparou essa trajetória com as políticas adotadas pelo atual governo do Paraná: “O governo Beto Richa/PSDB acredita cegamente nas soluções do mercado e na redução do tamanho do Estado. As consequências são as que estamos observando: tarifaço da Sanepar (35% em dois anos), tarifaço do Detran (aumento em até 271% das taxas), manutenção dos extorsivos contratos com as concessionárias do pedágio. São todas medidas que penalizam o povo paranaense e inibem o crescimento”.
Da Assessoria
GERAL
Welter elogia medidas de Dilma contra crise
O líder da Oposição na Assembleia, deputado Elton Welter (PT) elogiou as medidas anunciadas na última segunda-feira pelo governo federal para estimular a indústria, reduzir o custo do crédito e ampliar as linhas de financiamento. Welter afirmou que as medidas reafirmam a trajetória econômica iniciada pelo governo Lula, “que não se rendeu à ortodoxia neoliberal de reduzir os investimentos e penalizar a população. Pelo contrário, os governos do PT são comprometidos com o crescimento econômico e a distribuição de renda, sem prejuízo da estabilidade econômica”.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 5Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



