Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Campus de Toledo firma parceria com Secretaria de Estado da Saúde

Parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e o campus de Toledo da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) está possibilitando a formação de novos técnicos. Trata-se do curso técnico de Vigilância em Saúde, iniciado no último dia 18, oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, em todas as unidades de saúde.

24/05/2012 - 11:28


A parceria com a Unioeste se deve ao fato da 20ª Regional de Saúde de Toledo não contar com estrutura física compatível com o programa e por isso solicitou junto à administração do Campus a disponibilização de sala de aula para suprir as necessidades dos estudantes.
O curso, que nesta regional está sendo oferecido desde o mês de março, deverá ser concluído no final de 2013. As aulas são ministradas todas as noites e 25 alunos estão participando do projeto. Os alunos não têm nenhuma despesa já que o curso é gratuito.
Segundo a professora coordenadora do curso em Toledo, Lenir Zimermann, a necessidade da parceria foi em razão de que a metodologia utilizada pelos professores é diferenciada. Como se trata de pessoas que estão buscando formação em saúde é utilizado uma pedagogia ativa e problematizadora. “O professor pega o conhecimento do aluno e procura transformar num conhecimento científico”, explica Lenir.

Vigiar
Quando se fala em vigilância, a palavra fiscalização vem direto à cabeça. Porém, de acordo com o professor Lauro Edvino dos Santos, que colabora com o projeto, a essência da Vigilância em Saúde é o controle dos riscos em todas as áreas, como: medicamentos, serviços, alimentos, área ambiental, entre outras. “E o bom serviço de controle é feito de forma preventiva”, ressalta.
Todo o Paraná deverá ser beneficiado com a formação deste profissional, pois o curso abrange 18 municípios que comportam a região. O professor Lauro Edvino afirma que estes profissionais são diferenciados, porque esta é uma profissão nova, que ainda não existe no mercado regional.

Módulos
As aulas são divididas por módulos. Num desses foi abordado o tema sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), onde os alunos tiveram a oportunidade de ver um resgate histórico que mostrou como a saúde é tratada no Brasil desde os tempos da colonização até a atualidade. “É importante conhecer a história, pois ela nos ajuda a entender como e porque a saúde funciona desta forma hoje”, ressalta Lauro Edvino.
O técnico em Vigilância em Saúde pode trabalhar em diversas áreas, como: zoonoses; imunização; endemias; sistema de informação; controle da água; vigilância sanitária; promoção de saúde; epidemiologia; laboratórios de saúde pública; educação em saúde; capacitação, entre outras.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29