1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Estudantes inventam jogos pedagógicos de tabuleiro para crianças

Criatividade e conhecimento histórico inspiraram a criação de jogos de tabuleiro, confeccionados por acadêmicos do curso de História da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. A metodologia de estudo reúne conteúdos presentes no currículo da educação básica e tem por objetivo facilitar a aprendizagem no ensino fundamental e médio.

26/05/2012 - 08:05


O desafio foi proposto pelo professor Rudy Nick Vencatto, na disciplina de Metodologia para o Ensino de História II. O docente explica que o exercício estimulou cada grupo a produzir um material didático-pedagógico diferente, com uma proposta de aprendizagem mais interativa para os alunos.
Sobre a disciplina, o professor destaca sua importância pela função de estimular nos acadêmicos novos olhares sobre métodos e técnicas de ensino de História, capacitando para um horizonte pluricultural. “Cabe ao historiador atuar na formação de sujeitos críticos e autônomos, agentes sociais ativos nas transformações históricas. Devemos estar atentos e habilitados para desenvolver atividades que estimulem este olhar nos educandos e que possibilite atingir as expectativas com maior ênfase”.
Também afirma que trabalhar os currículos escolares por outras vias aumenta a possibilidade de atingir um maior público de educandos e estimula uma aprendizagem significativa, que evidencia as distintas habilidades cognitivas.
No tabuleiro, o acadêmico Roger Costa e seu grupo representaram o ofício do historiador, atentando para os aspectos de investigação e interpretação. Ele observa que a associação do lúdico à didática é antiga e os jogos têm essa finalidade, de tornar a aula mais dinâmica e ser um mecanismo que desperte o interesse do aluno pela História, estimulando o gosto pelo estudo e, consequentemente, a facilidade em aprender.

Da Assessoria - Unipar

Sem nome %281144 x 250 px%29