Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

A região Oeste do Paraná necessita ser mais competitiva, destaca o novo presidente da Caciopar Mario César Costenaro

O toledano, o arquiteto Mario César Costenaro, é o novo presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). Ele assume no lugar de Khaled Nakka, de Vera Cruz do Oeste. Costenaro destaca que sua meta é buscar o fortalecimento da Caciopar com todas as associações. Desta forma, buscando desenvolver os conceitos de empreendedorismo e cooperativismo. Ele também destaca que a região Oeste do Paraná precisa ser mais competitiva em sua produção.

26/05/2012 - 08:36


Para o novo presidente da Caciopar (2012-2014), Marcio César Costenaro, assumir o cargo é um desafio. “Eu fui convidado e fiquei receoso. Não esperava ser o presidente da Caciopar neste momento, mas aceitei e estou motivado para participar de um movimento que busca o desenvolvimento regional. A grande meta é o fortalecimento da entidade - enquanto representante das entidades empresariais – em todas as cidades. Consequentemente, o fortalecimento das associações. É preciso dar uma resposta efetiva as questões básicas e primárias de cada associação e, posteriormente, desenvolver os conceitos de empreendedorismo e cooperativismo. Isto nos torna forte, coeso e unido. O desenvolvimento regional é algo bastante sistêmico”.
Para o ex-presidente Khaled Nakka, a próxima gestão tem o desafio de fortalecer ainda mais as associações comerciais. Para ele, o presidente da Caciopar, Costenaro vai estar em uma coordenadoria estruturada. “Costenaro é um presidente dinâmico. Acredito que os três principais desafios da Caciopar para a nossa região é a Ferroeste e dar continuidade a duplicação da rodovia BR-467. A região de Toledo possui diversos dirigentes associativistas fortes e o aeroporto regional é uma das prioridades para a próxima gestão”.
Costenaro acredita que a região Oeste do Paraná necessita ser mais competitiva em sua produção. “A construção do aeroporto regional, da Ferroeste, a duplicação de rodovias são fatores de produção importantes para que a região se torne cada vez mais competitiva. Estes fatores não são bandeiras apenas do setor empresarial, mas de toda uma sociedade”.
O presidente da Caciopar destaca que os Municípios precisam investir em ensino e capacitação profissional. “Quanto mais discutirmos com os empresários a questão do empreendedorismo e a necessidade de termos todos os nossos colaboradores conscientes e capazes de realizar bem as suas funções teremos uma base sólida para o desenvolvimento regional. Nós iremos motivar e cobrar dos responsáveis por estas questões para que atuem de forma efetiva com programas contínuos”.
Desenvolvimento regional
O presidente da Acit, Edésio Reichert, enfatiza que a entidade juntamente com a Caciopar vai auxiliar no desenvolvimento das pequenas entidades. “É um papel das entidades maiores apoiarem as entidades menores pensando em um desenvolvimento regional. Nós não podemos nos omitir ou fazer com que a Caciopar deixe de exercer seu papel de associativismo”.
Planejamento Cumprido
Segundo o ex-presidente da Caciopar, Khaled Nakka, o mandato foi encerrado com o planejamento cumprido. Para ele, é um desafio para qualquer empresário assumir uma entidade tão importante e representativa no Paraná, como a Caciopar que é uma coordenadoria referência no Estado. “Durante o nosso mandato tivemos o apoio e uma boa atuação nas associações empresariais (independente do número de sócios). Realizamos plenários com candidatos a Governador do Estado; foram promovidos eventos com os conselhos jovem e da mulher, cujo objetivo foi buscar a qualificação destes grupos. Além da realização de mais de 700 palestras nas associações e a participação em 300 reuniões. Com o apoio da Faciap trouxemos produtos e serviços, treinamento para que as associações tenham um melhor profissionalização”.
Nakka ainda destaca o início da duplicação da BR-467 entre Medianeira e Matelândia. “Foi algo gratificante e estou com a sensação de dever cumprido”.

**Posse**
A posse festiva dos novos diretores será no dia 22 de junho, a partir das 19h30, no salão social do Tuiuti Esporte Clube, em Cascavel.

O Município de Toledo possui mais quatro representantes da Acit na nova diretoria da Caciopar: Narciso Müller, como 1º Tesoureiro; Marcos Cezar Sanches, na coordenação de Cooperativismo; Claudenir Machado, Proteção ao Crédito e Rogério Oliveira, no Conselho Fiscal.

Sem nome %281144 x 250 px%29