Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Servidores municipais vão a justiça pedir equiparação salarial e preparam mobilização

O sindicato dos servidores municipais realizou na sexta-feira (25), uma assembleia com servidores auxiliares de serviço geral e cozinheiros para deliberar sobre a possibilidade do Sindicato representá-los na Justiça pedindo a equiparação salarial com os servidores de função equivalente no Legislativo municipal. Os servidores vinculados a Prefeitura Municipal recebem R$ 624,34 para uma jornada de 40 horas semanais. O primeiro encaminhamento aprovado pelos servidores é o ingresso na justiça, mas uma série de outras atividades serão realizadas, o presidente do Sindicato Amauri Link não descarta a possibilidade de paralisação destes servidores.

26/05/2012 - 17:06


O auditório do Sindicato dos Servidores municipais esteve lotado, os municipários participaram ativamente da Assembleia e deciram ingressar na Justiça para buscar a equiparação salarial, com servidores da Câmara como já aconteceu com outros setores. Amauri Link explica que o pedido está pautado no Artigo 136, parágrafo II da Lei Orgânica. “A Lei prevê que os servidores que exercerem funções semelhantes em qualquer um dos poderes: Executivo ou Legislativo deverão ter uma remuneração semelhante ou igual”.

Link disse que a Assembleia autorizou o Sindicato a ingressar na Justiça. “A votação foi unânime para buscar a equiparação com o copeiro e zelador da Câmara que hoje recebe R$ 1.120. Formamos também uma comissão de servidores que irá elaborar um cronograma de mobilizações e ainda vamos produzir faixas, cartazes e adesivos e tudo isso poderá culminar com um momento de paralisação ou até uma greve”.

Na pauta geral dos servidores municipais estão as reivindicações como: melhoria salarial e qualificação dos servidores. “Hoje tem a escola de administração pública, mas é como diz o ditado popular: “é só para inglês ver”, pois não estão fornecendo os cursos e com isso os servidores não conseguem avançar na carreira e nem melhorar a sua condição funcional”, explica Link.

Até o próximo dia 31, os servidores que pretendem fazer parte do pedido de equiparação salarial que ainda não forem sindicalizados deverão fazê-lo. Até o dia 5 de junho o Sindicato deve protocolar a ação na Justiça.


Por Selma Becker 

Sem nome %281144 x 250 px%29