1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Proerd deve ser realizado com todos alunos de Toledo até o final deste ano

Uma parceria entre família, escola e Polícia Militar tem o objetivo de ensinar as crianças a dizerem não as drogas e a violência de uma maneira educada, trata-se do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (PROERD). O Programa – há dez anos é desenvolvido em Toledo – já formou 12.538 alunos. No último sábado (26), uma nova turma, composta por 815 crianças fez o juramento de dizer não para as drogas ou as práticas de violência. O Proerd é desenvolvido com alunos entre 9 a 12 anos. Neste ano, a novidade é trabalhar com as turmas dos quintos anos (o último ano da rede municipal ou particular).

27/05/2012 - 12:26


Conforme o instrutor do Proerd, o policial militar, Nelson Bresolin, o Programa está se enraizando aos poucos, mas com solidez. Ele disse que o Programa tem como principal objetivo educar a criança na escola. “Trabalhar na educação primária, pois neste período as crianças ainda não tiveram acesso as práticas de drogas e violência em acesso”.
O policial militar explica que o Proerd é dividido em dez lições, com um encontro por semana com uma duração de 45 min a 60 min. Ele destaca que é fundamental a participação e a interação dos educadores. “A professora também participa das atividades do Proerd e auxilia como uma mediadora. Na sequência, ela divulga o programa para os outros alunos na escola e nós também fizemos visitas para outras escolas e as turmas para outros colégios com palestras”.
Para Bresolin a violência e as drogas é um flagelo mundial. Por isso, a importância de realizar um trabalho educativo e preventivo com as crianças. “Antes, o trabalho da PM estava mais direcionado para o caráter repreensivo e preventivo. Hoje, estamos nas escolas como educadores sociais junto com as crianças para realizar este brilhante trabalho que é o Proerd”.
Conhecimento
A mãe, a jornalista, Rosselane Giordani, relatou que quando a sua filha Giuliana começou a participa do Proerd não tinha a noção da questão da vulnerabilidade que as crianças tem diante de tantos apelos na questão do vício e da questão das drogas. “Neste semestre, ela passou a relatar as experiências, do porquê as crianças não devem se envolver com droga. Hoje, as crianças estão tendo a plena noção do que é a droga e o que ela causa muito mais cedo se comparado com tempo em que eu era criança. Hoje, ela - com dez anos - tem a noção que o álcool é uma droga. Eu com esta idade era mais ingênua e estava mais suscetiva a cair no mundo das drogas. Hoje as crianças tem que amadurecer mais cedo e o programa traz isso. Ele coloca as crianças na realidade do mundo de hoje”.
Rosselane afirma que o diálogo em família é fundamental, pois constrói um laço de confiança mais forte e sólido. “A educação é fundamental, ainda mais quando se trabalha com um tema que aflige tantos pais. Eles terão que fazer a escolha e a educação desde cedo propícia justamente isso: a fundamentação, a base moral e ética para que quando eles estejam sozinhos, longes dos pais eles continuam se proteger”.

**Proerd**
O Proerd é uma adaptação dos EUA. Atualmente está estruturado em mais de 60 países do Mundo. No Brasil está presente em todos os Estados. No Paraná, as atividades iniciaram no ano 2000 e desde então, são 200 municípios em que Policiais Militares ministram o Programa. Em Toledo, a meta é atingir 100% dos alunos até o final deste ano.

Sem nome %281144 x 250 px%29