1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Teoria e Prática na Engenharia Química

Semanas acadêmicas, entre outros eventos, estão movimentando o Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A partir desta segunda-feira, 28, será iniciada a 18ª Semana Acadêmica de Engenharia Química. O evento acadêmico conta com a participação de estudantes e profissionais da área e neste ano o tema principal é “Engenheiro Químico e Mercado de Trabalho: Expectativas e Realidades”. A organização esta a cargo do Centro Acadêmico (CA) de Engenharia Química.

28/05/2012 - 12:12


Segundo a estudante vice-presidente do CA, Paula Palsikowski, os profissionais convidados a participar da semana vão falar sobre o processo da indústria, comentar questões sobre a produção e passar dicas de como é a prática de um Engenheiro Químico. “O objetivo da Semana Acadêmica é unir a teoria com a prática”, comenta.
A ideia do tema surgiu da necessidade que os graduandos têm de conhecer um pouco mais do trabalho do Engenheiro Químico na prática. De acordo com o presidente do CA, Paulo Sartori, durante a graduação o aluno recebe mais informações teóricas e, por isso, a Semana Acadêmica vem mostrar o que é o serviço do Engenheiro Químico na prática.

O que faz um Engenheiro Químico?
Esta é uma pergunta frequente, inclusive dos próprios alunos da graduação. Paulo Sartori garante que mais de 80% dos alunos não sabem definir exatamente o que um Engenheiro Químico faz. Conforme explica o secretário do CA, Rafael Sarolli, esse problema acorre porque são muitas as atribuições que um Engenheiro Químico pode ter.
Ele comenta que a definição que mais gosta é a citada por um professor que diz: “O Engenheiro Químico é um Engenheiro Universal”. Para esclarecer essas dúvidas a primeira palestra do evento tem como tema “Atribuições do Engenheiro Químico”, a cargo de Israel Ferreira de Melo que atua junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR).
Os coordenadores do evento observam que toda a programação foi escolhida pela comissão organizadora, que é formada por estudantes. Os professores auxiliaram no trabalho de conseguir contatos e indicações de nomes que poderiam estar participando da Semana Acadêmica.

Visita técnica
Além de palestras e minicursos os participantes da Semana podem participar de quatro visitas técnicas. Paulo Sartori observa que essas visitas são importantes e que as empresas estão recebendo os alunos de portas abertas.
Também nesta segunda-feira, noite da abertura, será servido um jantar às 20h ao custo de R$ 15. O objetivo do jantar é a integração entre os participantes. Ainda durante a semana, na quarta-feira (30.05) após o dia de estudos, está sendo programando uma noite especial no Salão da Igreja Santa Maria.
Outras informações podem ser obtidas no endereço: http://www.unioeste.br/eq/semana.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29