O médico veterinário da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB) – Unidade Toledo, Márcio Eidi Ogassawara, afirma que a partir desta segunda-feira (28) deve aumentar o volume de comprovação de vacinas. “Historicamente sempre há uma procura maior para comprovar a vacinação nos últimos dias que encerra o prazo”.
Comprovação
O médico veterinário afirma que durante a compra da vacina, o produtor deve solicitar a nota fiscal e um comprovante em branco, pois serão estes os documentos que irão comprovar que ele vacinou o rebanho na Seab. “Não basta somente vacinar, o produtor terá que entregar a nota fiscal e o comprovante devidamente preenchido na Seab até o dia 31 de maio. Caso, o produtor não vacine ou esqueça-se de comprovar, após o prazo ele poderá ser multado em R$ 101,84 por cabeça não vacinada. O produtor ainda perde a autorização de transporte dos animais”.
Ogassawara explica que o comprovante deve ser preenchido com a quantidade correta de animais vacinados por sexo e idade. “É preciso preencher um documento para cada espécie de animal – bovinos ou bubalinos. A quantidade de animais relacionada no comprovante será cadastrada na Secretaria. O produtor pode também buscar a unidade veterinária de sua região para esclarecer dúvidas sobre os procedimentos a serem adotados”.
Após ser encerrada a campanha, os dados serão copilados e os resultados encaminhados ao Ministério da Agricultura.
Campanha
A próxima etapa da campanha contra a febre aftosa será realizada em novembro, quando todo o rebanho paranaense, estimado em 9,5 milhões de cabeças, será vacinado.
PECUÁRIA
Campanha de vacinação contra febre aftosa termina no dia 31
Nesta quinta-feira (31) é encerrada a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2012 no Paraná. Os produtores devem comprovar junto às unidades veterinárias a vacinação de todos os animais com até 24 meses de idade, incluindo os bezerros com poucos dias de vida. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) é que estejam vacinados até o final da campanha cerca de 4,3 milhões de cabeças. Em Toledo cerca de 22 mil animais devem ser imunizadas nesta fase. O rebanho total no Município corresponde a 47 mil animais. No núcleo de Toledo – que abrange 20 municípios da região – o número de animais que devem ser vacinados deve chegar a 160 mil bovinos de um rebanho de 353 mil cabeças. Até a última semana 42% dos animais já haviam sido vacinados no Município. O produtor que não imunizar seus animais será multado em R$ 101,84 por cabeça, e não poderá também transportar seus animais para qualquer finalidade.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
Últimas notícias
- 1Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados
- 2Capacitação aborda prevenção de doenças para médicos e enfermeiros de Toledo
- 3“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 4Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 5ABETTOL inicia preparação para nova competição