A manifestação, por possuir um caráter reivindicatório, pode ser considerada como uma espécie de data-base dos agricultores familiares, dos trabalhadores sem-terra e dos assalariados e das assalariadas rurais brasileiras. “Os pontos centrais desta 18ª edição do Grito giram em torno de um desenvolvimento rural com distribuição de renda e de riqueza para combater as desigualdades no campo”, comenta o presidente da Fetaep, Ademir Mueller. Segundo ele, a sustentabilidade econômica social e ambiental com a garantia de produção de alimentos saudáveis é essencial para a construção de um campo mais igualitário.
Outro ponto importante do Grito da Terra são as cláusulas relacionadas à ampliação e à garantia dos diretos sociais com qualidade de vida no campo e nas florestas.
De acordo com Mueller, vale destacar que a pauta é ampla e reúne várias outras reivindicações relativas às políticas agrícolas (assistência técnica, crédito), à reforma agrária (desapropriação de terras e criação e manutenção de assentamentos), às questões salariais (cumprimento e ampliação das leis trabalhistas) e às políticas sociais (saúde, previdência, educação e assistência social).
Histórico - O primeiro Grito da Terra Brasil foi organizado em 1995 e teve como saldo imediato a criação de uma linha de crédito no valor de R$ 1,5 milhão para a agricultura familiar. A série de Gritos da Terra Brasil rendeu importantes conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, a exemplo da criação do criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); e da melhoria das condições de trabalho dos assalariados e das assalariadas rurais. O aumento sucessivo dos recursos do Pronaf é resultado direto das negociações da Contag com o governo federal durante as mobilizações do Grito da Terra Brasil.
Da Assessoria
GERAL
Fetaep marca sua presença no 18º Grito da Terra Brasil
O Grito da Terra Brasil (GTBR), principal agenda do movimento sindical do campo brasileiro, está acontecendo entre hoje (dia 29) e amanhã (30) em Brasília. O Paraná estará sendo representado por 150 trabalhadores rurais, entre dirigentes sindicais da diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) e de alguns Sindicatos, além de agricultores familiares e assalariados rurais. O GTBR é uma mobilização promovida pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais), apoiada pelas Federações e pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Neste ano de 2012, a Fetaep enviará 3 ônibus para a mobilização.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
- 5Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
Últimas notícias
- 1Sicredi apresenta novidades do cartão Mastercard Black com benefícios exclusivos para associados
- 2Capacitação aborda prevenção de doenças para médicos e enfermeiros de Toledo
- 3“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 4Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 5ABETTOL inicia preparação para nova competição