As eleições nas oito macrorregiões do Estado estão quase finalizadas. Os eleitos foram: Otávio Zucon (Curitiba), Victor Oliveira de Miranda (Campos Gerais), Florindo Wistuba Junior (Litoral), Sarah Carolina de Souza (Noroeste) e Leandro Henrique Magalhães (Nordeste).
Nas eleições setoriais serão escolhidos representantes das seguintes áreas: artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, livro e leitura, manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura, música, ópera, patrimônio cultural material e imaterial e teatro. No dia da eleição os candidatos e eleitores devem apresentar RG e CPF. Não é necessário levar comprovante de residência.
Ao todo serão 18 representantes da sociedade civil que irão integrar o Consec, ao lado de outros 18 membros do poder público e gestores de cultura do Sistema S, da Fiep e das Universidades Estaduais e Federais, localizadas no Paraná, conforme estabelecido na Lei 17063/12.
Dentre as atribuições do Consec estão: fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações.
O Consec estabelece diretrizes e prioridades para o desenvolvimento cultural do Estado. Ele é um órgão colegiado, integrante da estrutura organizacional básica da Secretaria da Cultura. A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura.
Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura.
Da AE Notícias
CULTURA
Inscrições de candidatos setoriais ao Conselho de Cultura terminam nesta quinta
Os interessados em fazer parte do Conselho Estadual da Cultura (Consec) como representantes setoriais têm até esta quinta-feira (31) para se inscrever no site da Secretaria de Estado da Cultura (www.cultura.pr.gov.br). As pessoas que queiram votar nos conselheiros devem fazer o mesmo. Neste caso, a data limite é 10 de junho. A eleição ocorre no dia 16 de junho, no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.
Mais lidas
- 1Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 2Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 3Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
- 4Paraná recebe 332 mil vacinas contra a gripe para início da campanha no próximo sábado
- 5Educação que transforma: Faculdade Donaduzzi conquista selo nacional inédito no Oeste do Paraná
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária



