Tudo começou com a observação de que o pátio da escola tinha muita área livre, mas nenhuma árvore, ou jardim. Solange então decidiu reunir os alunos do 2º ano para plantarem mudas de árvore em todo o pátio. Ao todo foram 21 mudas plantadas. Mas a tarefa deles não parou por aí, para garantir que as árvores sejam bem cuidadas e cresçam era necessário conscientizar os demais.
Pensando nisso, os alunos do 2º ano desenvolveram uma série de atividades com os colegas de outras turmas. A ação, que aconteceu nesta quarta-feira, 30, no período matutino, e será realizada na semana que vem com as turmas do período vespertino, incluiu: oficina de conscientização pela música, jogos educativos no laboratório de informática e palestras.
“Nesta semana a gente está trabalhando mais a questão da conscientização, e na semana que vem cada turma vai escolher um nome e adotar uma das árvores plantadas pelos alunos dos segundos anos. Então eles vão colocar plaquinhas com esse nome na frente da árvore e vão continuar cultivando e cuidando dela”, explicou a professora Solange.
“Eu achei muito legal, nós plantamos as árvores para melhorar o colégio e também vamos conscientizar os alunos menores para não jogar lixo na grama ou no chão. Foi uma experiência nova e importante”, afirmou o aluno Arthur Roger, do 2º ano.
Além da educação ambiental, as atividades também incentivaram a cultura da paz. Como palestrantes o colégio recebeu convidados especiais: os alunos do 9º ano do Colégio Estadual Senador Attílio Fontana, que falaram sobre situações de violência em casa, na escola e na sociedade, discutindo sobre como elas podem ser evitadas. Para o aluno Rafael Fernando de Melo, participar das palestras o ajudou a vencer a timidez. “Eu tinha muita vergonha de falar em público, mas depois que começamos as palestras consegui me sentir melhor. Na nossa escola a gente fez essa palestra para todas as turmas e foi muito legal, agora aqui em outra escola é ainda melhor, porque a gente pode conhecer e interagir com outras pessoas”, pontuou.
As ações realizadas no Colégio Estadual Ayrton Senna remetem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser comemorado na próxima terça-feira, 05 de junho. A expectativa é que escolas e colégios do mundo inteiro se mobilizem em caminhadas, gincanas e diversas outras atividades, com o objetivo de refletir sobre as questões relacionadas ao meio ambiente.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Projeto Ambiental envolve alunos do Colégio Estadual Ayrton Senna
Envolver os alunos como atores em um processo de conscientização ambiental e social, de forma a melhorar o ambiente escolar. Essa é a proposta da atividade desenvolvida pela professora das disciplinas de ciências e biologia, Solange Florência Delanora, com os alunos do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, em Toledo.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Let’s Dance: Evento marcou 10 anos de valorização da dança e fomento da economia cultural em Toledo
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Plataforma de gestão desenvolvida pelo TI para unidades de saúde é lançada
- 2Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 3Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 4Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 5Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs