Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Projeto Ambiental envolve alunos do Colégio Estadual Ayrton Senna

Envolver os alunos como atores em um processo de conscientização ambiental e social, de forma a melhorar o ambiente escolar. Essa é a proposta da atividade desenvolvida pela professora das disciplinas de ciências e biologia, Solange Florência Delanora, com os alunos do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, em Toledo.

30/05/2012 - 13:37


Tudo começou com a observação de que o pátio da escola tinha muita área livre, mas nenhuma árvore, ou jardim.  Solange então decidiu reunir os alunos do 2º ano para plantarem mudas de árvore em todo o pátio. Ao todo foram 21 mudas plantadas. Mas a tarefa deles não parou por aí, para garantir que as árvores sejam bem cuidadas e cresçam era necessário conscientizar os demais.
Pensando nisso, os alunos do 2º ano desenvolveram uma série de atividades com os colegas de outras turmas. A ação, que aconteceu nesta quarta-feira, 30, no período matutino, e será realizada na semana que vem com as turmas do período vespertino, incluiu: oficina de conscientização pela música, jogos educativos no laboratório de informática e palestras.
“Nesta semana a gente está trabalhando mais a questão da conscientização, e na semana que vem cada turma vai escolher um nome e adotar uma das árvores plantadas pelos alunos dos segundos anos. Então eles vão colocar plaquinhas com esse nome na frente da árvore e vão continuar cultivando e cuidando dela”, explicou a professora Solange.
“Eu achei muito legal, nós plantamos as árvores para melhorar o colégio e também vamos conscientizar os alunos menores para não jogar lixo na grama ou no chão. Foi uma experiência nova e importante”, afirmou o aluno Arthur Roger, do 2º ano.
Além da educação ambiental, as atividades também incentivaram a cultura da paz. Como palestrantes o colégio recebeu convidados especiais: os alunos do 9º ano do Colégio Estadual Senador Attílio Fontana, que falaram sobre situações de violência em casa, na escola e na sociedade, discutindo sobre como elas podem ser evitadas. Para o aluno Rafael Fernando de Melo, participar das palestras o ajudou a vencer a timidez. “Eu tinha muita vergonha de falar em público, mas depois que começamos as palestras consegui me sentir melhor. Na nossa escola a gente fez essa palestra para todas as turmas e foi muito legal, agora aqui em outra escola é ainda melhor, porque a gente pode conhecer e interagir com outras pessoas”, pontuou.
As ações realizadas no Colégio Estadual Ayrton Senna remetem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser comemorado na próxima terça-feira, 05 de junho. A expectativa é que escolas e colégios do mundo inteiro se mobilizem em caminhadas, gincanas e diversas outras atividades, com o objetivo de refletir sobre as questões relacionadas ao meio ambiente.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29