No quadro de medalhas, o Paraná também aparece em segundo lugar, com 58 no total (13 de ouro, 17 de prata e 28 de bronze). A delegação de São Paulo ficou em primeiro lugar, com 92 medalhas (45 de ouro, 28 de prata e 19 de bronze). A terceira colocação é do Espírito Santo, com 20 medalhas (11 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze).
Das 13 medalhas de ouro do Paraná, uma foi conquistada num esporte coletivo – o basquetebol masculino. O Estado também conquistou seis ouros no atletismo, uma no judô, quatro na natação e uma no vôlei de praia feminino.
Para o secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Roman, a segunda colocação do Paraná nos Jogos Abertos representa um avanço importante. “Ficamos atrás apenas de São Paulo, que é a maior potência esportiva do país, e isso é motivo para comemoração. Mas não vamos parar. O objetivo é alcançar o mesmo investimento e a mesma valorização do esporte que existem em outros estados”, afirmou.
De acordo com Roman, “os resultados provam que o trabalho que iniciamos há pouco mais de um ano já está dando resultados”. “Essa forma de olhar o esporte como um valor de cidadania, de saúde, como ferramenta de educação, mas também com um caráter profissional, está resultando em melhores índices, maior número de participações nas competições, valorização de profissionais e dos atletas paranaenses”, disse.
O secretário destacou que a conquista é resultado de uma parceria pelo esporte no Paraná: “A Secretaria do Esporte faz seu papel, mas esse resultado é fruto do investimento que as prefeituras fazem no esporte, do trabalho das empresas que patrocinam nossas equipes e atletas, das federações que buscam fazer campeonatos cada vez mais fortes, dos profissionais que atuam diuturnamente pelo esporte paranaense. É uma vitória de todos”.
Da AE Notícias
ESPORTES
Paraná é vice nos Jogos Abertos Brasileiros
O Paraná teve este ano a melhor participação de todos os tempos nos Jogos Abertos Brasileiros, encerrados na terça-feira (29) em Vitória (ES). A delegação do Estado alcançou a segunda colocação geral na competição, que reuniu atletas de dez estados para disputas em oito modalidades. O primeiro lugar ficou com São Paulo. O ranking é determinado pela pontuação geral, que considera a colocação da equipe nas modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia) e o desempenho dos atletas nas diversas provas e categorias das modalidades individuais (atletismo, judô e natação). Os paulistas alcançaram 120 pontos dos 126 pontos possíveis. O Paraná somou 85 pontos, nove a mais que o Rio de Janeiro, terceiro colocado nos Jogos Abertos.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica