1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

GERAL

Denúncias de maus tratos a idosos aumentaram em Toledo neste ano, diz Ires

Em entrevista a Casa de Notícias, a secretária de Assistência Social de Toledo, Ires Scuzziato, fez um balanço da sua pasta neste ano e falou do planejamento para 2011.

28/12/2010 - 15:22


Neste ano, várias ações foram reorganizadas e outros serviços foram implantados para cumprir as exigências do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Por sua vez, o Governo Federal repassa os recursos para manter determinadas políticas sociais nos Municípios. “Implantamos vários serviços novos no ano de 2010 e ainda temos muito a fazer para 2011. A meta preconizada pelo SUAS conseguimos cumpri-la neste ano”.

Atividades

Segundo Ires, a Secretaria possui programas de atendimento para todas as faixas etárias. O SUAS estabelece programas das Políticas de Assistência Básica. A Secretaria possui programas de média e alta complexidade. Os programas de média complexidade são realizados nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) de Toledo que atendem adolescentes em conflito com a Lei, pessoas com vínculos rompidos e vítimas de violência. Os programas de alta complexidade são os destinados a crianças e adolescentes. “Nós tiramos este adolescente da família e o institucionalizamos. Também temos alguns idosos abrigados por situação de violência extrema”

Ires comenta que dentro da Política de Proteção Social há o atendimento nos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Ela considera um avanço pelos Municípios, porque antes toda a vez que a família precisava de um atendimento social, ela tinha um único local para ser atendida que era a Secretaria de Assistência Social. “Hoje, com os CRAS há uma equipe de técnicos para realizar o atendimento. Toledo possui CRAS no Jardim Europa, Pioneiro, Coopagro e Panorama. As pessoas que precisam de um atendimento social a entrada delas é nestes serviços. Os CRAS atenderam no ano de 2010 mais de 12 mil pessoas, entre os serviços prestados destacam-se cursos de qualificação profissional, busca por um auxílio de alimentos, psicóloga, assistente social, entre outros”.

Na proteção especial, a secretária destacou que houve a implantação do CREAS 2 – Centro de Especialidades de Serviços Sociais. “O CREAS 1 atende adolescentes infratores e medidas socioeducativas. O CREAS 2 é um serviço que veio para atender criança, adolescente, idoso vítima de violência e maus tratos, pessoas com deficiência e de rua. Neste serviço, o que mais surpreendeu foi a grande denúncia de idosos que estão sendo vítimas de violência. Foram mais de 50 denúncias de idosos que sofrem algum tipo de violência e mais de 300 atendimentos, entre visitas domiciliares e acompanhamento com psicólogos neste serviço. Isto é lamentável, porque quem está maltratando este idoso são os próprios filhos. As denúncias são de filhos negligentes que não levam os pais para fazer um tratamento de saúde ou que tiram o cartão da aposentadoria e utiliza do dinheiro do idoso, entre outros fatos. É um trabalho complexo que vamos ter que fazer um esclarecimento para a população”.

Ires ainda acrescenta que Toledo possui vários idosos que estão abrigados. No entanto, com o idoso ainda há condições de fazer um trabalho com a família, ou seja, ele é abrigado por um período e a equipe conversa com os familiares para verificar quem tem a disponibilidade de ficar com o idoso e ele retorna para a família. “Diferente da criança e do adolescente. Infelizmente a maior violência ainda é a violência sexual. Elas são vítimas de violências como: estupros, abusos sexuais, entre outros. A criança quando ela é retirada mais de 80% dos casos é de abuso sexual. A criança que é vítima de violência sexual não tem mais como devolvê-la para a família. Fica abrigada por um tempo e segue para a adoção. Neste ano, surpreendeu o número de crianças abrigadas. São mais de 50 jovens. Além de criar uma casa específica para atender adolescentes abrigados estamos ainda ampliando uma casa para aumentar o número de vagas. Este tipo de serviço não deveria de existir, porque as famílias deveriam tratar bem suas pessoas”.

Bolsa Família

“A nova política da Assistência Social separa a pessoa que está em situação de vulnerabilidade econômica e a pessoa que participa do CAD Único. As pessoas que recebem menos de três salários mínimos por família fazem parte do CAD Único, que são as famílias que as políticas sociais tem que fazer um investimento mais pesado de qualificação profissional, de inserção no mercado de trabalho que é para retirar elas da situação de vulnerabilidade econômica. Temos aproximadamente 30 mil pessoas. Em média 2,7 mil recebem o bolsa família. Nós gostaríamos de chamar as pessoas que estão nesta situação para vir fazer o Cadastro único, porque ele oferece vários benefícios. O Cadastro Único dá acesso a moradia do Programa Minha Casa Minha Vida, no acesso no pagamento de água e luz, vários outros programas assistenciais”, explica Ires

2011

Para o próximo ano estão sendo construídos dois Centros da Juventude que ficarão vinculados a Secretaria de Assistência Social. “São dois centros da juventude que pretendemos trabalhar com parceria com as Secretarias do Esporte e Cultura. A partir de fevereiro pensaremos em novos projetos, porque o jovem ele está cansado de somente frequentar a aula. Ele gosta de fazer outras atividades lúdicas. São três pilares que devemos trabalhar com o jovem: cultura, esporte e educação”, conclui a secretária.

Sem nome %281144 x 250 px%29